Santos confirma 5º caso de sarampo na cidade em criança moradora do Embaré

Seguindo recomendações da Saúde Pública, um bloqueio vacinal será realizado na quarta-feira (17) no bairro, a partir das 9h

Por: De A Tribuna On-line  -  17/04/19  -  00:01
Cidade conta com dois postos volantes em dois sábados
Cidade conta com dois postos volantes em dois sábados   Foto: Diego Bachiéga/ PMB

A Prefeitura de Santos anunciou mais um caso de sarampo na cidade, desta vez em uma criança de um ano, moradora do bairro Embaré. A confirmação ocorreu na segunda-feira (15), após exames enviados ao Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.


Este é o quinto caso de sarampo no município. Seguindo recomendações da Saúde Pública, a prefeitura anunciou um bloqueio vacinal na quarta-feira (17), a partir das 9h. A ação inclui as ruas Castro Alves (82 ao 110), Ministro João Mendes (51 ao 73), Aureliano Coutinho (88 a 106) e Benjamin Constant (109 a 151).


Segundo a administração municipal, a criança de um ano, um menino, tomou a primeira dose da vacina tríplice no dia 1° de março, pouco tempo depois de ter completado o primeiro ano de vida. Os primeiros sintomas surgiram em 4 de abril, mesmo sem ter contato com pessoas que estivessem com suspeita da doença.


A prefeitura informou que, até segunda-feira, 103.476 doses da vacina foram aplicadas em 2019, incluindo vacinação de rotina em unidades de saúde e os bloqueios vacinais realizados.


A prefeitura ainda aguarda por resultados de dois casos suspeitos de sarampo que estão em investigação no Instituto Adolfo Lutz.


Relembre os casos


O surto de sarampo teve início no mês de março, após um munícipe, morador do Gonzaga, contrair a doença durante viagem no navio MSC Seaview. Depois, foi a vez de uma servidora pública, moradora do bairro Pompéia, que participou da investigação epidemiológica na embarcação.


Ainda em março, a cidade registrou o primeiro caso da doença que não teve relação com o MSC Seaview, em uma criança de quatro anos. Na sequência, uma profissional de saúde que atendeu o passageiro do Seaview na Santa Casa contraiu a doença antes de se mudar para o Rio de Janeiro.


Logo A Tribuna
Newsletter