Santos amplia atendimento à população em situação de rua durante a pandemia

Centro POP passou a atender nos fins de semana e nos feriados

Por: Por ATribuna.com.br  -  27/04/20  -  01:22
Atendimento do Centro POP de Santos também ocorrerá nos fins de semana e feriados
Atendimento do Centro POP de Santos também ocorrerá nos fins de semana e feriados   Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Santos

A Prefeitura de Santos ampliou o trabalho durante a pandemia do coronavírus. O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, o Centro POP, que antes funcionava de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, atende também aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 13h, na Rua Amador Bueno, 446, Centro.


Segundo a administração municipal, outra medida adotada foi abrir o Abrigo Emergencial, na Rua General Câmara, 249, Centro, que antes da pandemia funcionava no período do inverno e em ocasiões de emergência, como incêndios e enchentes. Agora, o município conta com mais 50 vagas. Somadas a de outros quatro abrigos, o total agora chega a 234.  


A coordenadora de Atenção Social à População de Rua, Miriam Aparecida de Araújo, explicou que antes da pandemia, o Centro Pop tinha dois horários por dia para acesso ao serviço, o que hoje é feito de forma escalonada, respeitando as orientações do Ministério da Saúde. Pela manhã, de segunda a sexta, a primeira entrada é às 8h, depois 9h30 e às 11h, sendo até dez pessoas por vez. À tarde, a primeira entrada é às 13h e posteriormente às 15h.


Anteriormente, o lugar oferecia atividades, oficinas, sala de informática, de cinema, entre outros. Agora, para evitar aglomerações, as atividades em grupo foram suspensas e há apenas orientações de higiene (verbal e panfleto) e entrega de kit higiene (sabonete, xampu, condicionador, escova de dentes e creme dental) para os que desejam tomar banho no local. “Eles chegam, ganham senha, se cadastram, recebem orientações, pegam kit higiene, tomam banho e lanche, composto de sanduíche, café com leite, suco e bolachas.”       


O equipamento dispõe de canil com quatro baias, para os que vêm com seus animais de estimação. Os pets ganham ração e água. 


Em média, durante a semana, o Centro Pop recebe 50 pessoas por dia. Já no final de semana e feriados, em torno de 20. O recinto aceita doações de roupas e calçados para adultos, masculinos e femininos. 


Logo A Tribuna
Newsletter