Santista Class Óptica comemora 90 anos de olho na expansão

O empresário Marcio Garcia Groegel aposta em um atendimento diferenciado e produtos exclusivos para conquistar os clientes

Por: Matheus Müller  -  02/02/20  -  15:20
  Foto: Matheus Tagé

Mesmo por detrás dos óculos, é evidente o brilho no olhar de Marcio Garcia Groegel, de 43 anos, ao falar da Santista Class Óptica, que completou 90 anos em novembro. Segunda geração da empresa, fundada em 1929 pelo avô, João Garcia Morente (morreu em 2011 aos 103 anos), ele ainda carrega muitos ensinamentos do imigrante espanhol para manter o negócio aberto e em  expansão. 


Engana-se quem pensa que as ideias de Morente são ultrapassadas para os dias atuais, onde se fala em mudanças de mercado, avanço da tecnologia e aumento da concorrência. Para o empresário, preceitos básicos, como um atendimento humanizado, produtos de qualidade e exclusivos são fundamentais a qualquer empreendimento. 


As constantes referências ao fundador não são apenas homenagens, como as fotos expostas nas paredes da loja da Avenida Ana Costa, 225 (segunda unidade, aberta em 1975). Groegel reverencia a história do patriarca e se espelha no empreendedor. É como um manual para superar as adversidades. 


Ele, inclusive, diz  sempre se perguntar o que o avô faria. “Sempre penso nele e digo: meu avô faria isso aqui ou, quando faço umas loucuras, sei que jamais faria aquilo. Ele era fora da curva”. 


Hoje, o empresário pretende continuar os investimentos em tecnologias para o processo interno do negócio, no desenvolvimento do e-commerce e na oferta de produtos únicos. 


“O mercado caminha para uma especialização. Está afunilando. Vou ter que oferecer produtos exclusivos que as grandes redes não tenham. Acredito que é por aí que caminha o negócio e, junto com esses produtos exclusivos, tenho que oferecer um atendimento diferenciado”, diz  Groegel, que frequenta diversas feiras do segmento, pelo mundo, atrás de novidades.


E-commerce x atendimento presencial


Groegel entende o crescimento da venda pela internet, mas aponta os problemas que podem ser encontrados pela população, como o tamanho da armação, o ajuste dela ao formato do rosto, assim como a imprecisão quanto aos dados da lente e o conforto dessas à visão do cliente, em relação ao foco, espessura e acabamento.


Diante disso, comenta que muitos clientes aparecem na loja para resolver muitas questões de compras que não deram certo. Segundo ele, o atendimento oferecido acaba por fidelizar aquele consumidor.


O empresário vê o e-commerce com mais potencial para a venda de óculos de sol e sem grau, pois, são produtos com menos riscos de apresentar problemas e com trocas facilitadas.


Começo empreendedor


Morente chegou ao Brasil aos 5 anos para trabalhar na lavoura, no Interior de São Paulo, quando adolescente se mudou para a Capital com a mãe, que morreu pouco tempo depois. Órfão, ele teve o apoio de familiares, mas era pouco. Conseguiu um trabalhou na fábrica da Antártica, antes de ganhar uma oportunidade como faxineiro da Casa Pasteur (uma das principais óticas).


Foi na ótica que aprendeu tudo sobre o ofício. Groegel conta que o avô era curioso e procurava saber o funcionamento de tudo. Ele conquistou uma promoção na empresa quando, durante uma seleção de funcionários, após a saída de um dos candidatos, apontou um erro cometido pelo rapaz no manuseio de uma das máquinas. Foi o suficiente para  a vaga.


Sem estudos, mas com dedicação e vontade de vencer, Morente se aprimorou e resolveu abrir a Santista Óptica, em Santos. A primeira unidade foi na Rua Dom Pedro II, que existe até hoje e é administrada pela tia de Groegel - os negócios são independentes.


“Meu avô vendia os óculos, voltava para casa no fim da tarde para comer a marmita que minha avó já deixava pronta. Depois ele voltava para a loja, onde ficava até meia-noite, montando os óculos que tinham sido vendidos”. 


Pela história e ensinamentos de uma pessoa que não teve instrução, mas conquistou os objetivos, Groegel diz se esforçar para manter o legado, com dedicação e estudo. “É emocionante (o trabalho). Sempre fazemos uma reflexão de toda a história da empresa e não tem como não lembrar do meu avô. Ele veio lá de longe (Granada, na Espanha) e fazer tudo o que fez”.


De advogado a empresário


Marcio Garcia Groegel nasceu em Santos, mas com um ano foi morar com os pais em Joinville (SC). Retornou à região aos 20 anos para estudar direito e, apesar de ter se formado, resolveu dedicar a vida ao negócio fundado pelo avô.


Ele conta que, após as aulas, seguia para a segunda unidade da ótica, na Avenida Ana Costa. Lá aprendeu o ofício com os funcionários. Passou por todos os setores e aprendeu todo o serviço, segundo ele, sem moleza por ser neto do dono, o que, segundo ele, o fez valorizar ainda mais o trabalho e a história da empresa.  


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