Santa Casa de Santos conta com duas novas câmaras hiperbáricas

Equipamentos serão utilizados em pacientes queimados, com fraturas expostas, entre outros

Por: Da Redação  -  21/12/19  -  12:18
Após troca de tiros com policiais no último domingo (9), menor foi internado na Santa Casa de Santos
Após troca de tiros com policiais no último domingo (9), menor foi internado na Santa Casa de Santos   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Pacientes com indicação para oxigenoterapia hiperbárica passam a contar com duas novas câmaras na Santa Casa de Santos. A obra de reestruturação foi realizada com recursos e apoio da médica chefe do serviço, Ieda Maria Berriel de Abreu Trombino, em parceria com a Santa Casa de Santos, que disponibilizou o espaço.


Muito utilizada em pacientes queimados, fraturas expostas, osteomielites, pés diabéticos, síndromes compartimentais, entre outras, a oxigenoterapia hiperbárica consiste em o paciente ficar dentro de uma câmara transparente, hermeticamente fechada, respirando oxigênio puro. Este oxigênio, ao ser transportado para o sangue, melhora a circulação em tecidos com pouca irrigação e estimula a formação de novos vasos.


Hemodiálise


Já o serviço de Hemodiálise da Santa Casa de Santos continua sendo o maior da região. No início deste ano, o Serviço de Nefrologia da Santa Casa substituiu 50 máquinas de hemodiálise, por modelos mais modernos.Elas foram adquiridas com recursos próprios, sem ajuda de recursos públicos, Com essas máquinas, o hospital estima economia de R$ 1 milhão.


Atualmente, o serviço de Nefrologia atende 253 pacientes contínuos, sendo 158 do SUS, que representam 62% do total.


Logo A Tribuna
Newsletter