Rodrigo Julião vence e é o novo presidente da OAB em Santos

Advogado recebeu 1.674 votos, e voltará ao cargo onde ficará entre 2019 e 2021

Por: Da Redação  -  30/11/18  -  11:55
  Foto: Nirley Sena/AT

O advogado Rodrigo de Farias Julião voltará a presidir a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Santos de 2019 a 2021. Ele foi eleito com 1.674 votos, em apuração encerrada por volta da 1h45 de hoje.


Julião lançou-se candidato de oposição pela Chapa 1 - Juntos pela Ordem. Ele já havia comandado a entidade entre 2013 e 2015.


Em segundo ficou a Chapa 2 - Ordem de Verdade, Transparência e Eficiência, com o candidato da situação, Matheus Cury, que teve 1.523 votos. Hoje, ele é vice do atual presidente, Luiz Fernando Afonso Rodrigues.


A Chapa 5, A Ordem é sua, de Joaquim Henrique da Costa Fernandes, ficou com 398 indicações. A Chapa 3 - OAB Santos na frente, com Marcelo Pavão de Freitas, teve 392. A Chapa 4 - União dos advogados, de José Luiz dos Santos, obteve 96 votos. Houve 144 votos nulos e 83 em branco.


Quase 8 mil advogados estavam aptos a votar, mas 4.310 compareceram ontem, das 9 às 17 horas, à Câmara Municipal de Santos. Todos votaram em urna eletrônica para o comando da estadual (OAB-SP) e em cédula de papel para a OAB-Santos. Por isso, a apuração chegou à madrugada.


Propostas


Em entrevista à Reportagem durante a campanha, Rodrigo Julião prometeu, em termos administrativos, que descentralizaria as atividades para democratizar a tomada de decisões e criar uma unidade de compliance (conjunto de disciplinas) autônoma.


“Com a ajuda de cada um dos advogados e a modernização do aplicativo da OAB, faremos um completo diagnóstico do Judiciário santista. Isso possibilitará manter rigoroso controle sobre violação de prerrogativas, atrasos de audiências injustificadas e demora nos andamentos processuais”, disse.


Julião apontou pontos críticos a serem melhorados, como a morosidade das varas do Juizado Especial Cível e a situação do Parlatório do CDP de São Vicente.


Ele também disse pretender iniciar uma campanha de apoio ao Projeto de Lei 8.347/2017, que criminaliza o desrespeito às prerrogativas da advocacia.


Buscar mais agilidade na liberação de alvarás pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), combater as concorrências desleais, acelerar os processos administrativos previdenciários também são bandeiras do presidente eleito Rodrigo Julião.


Logo A Tribuna
Newsletter