Relatório de comissão da Câmara de Santos recomenda suspensão de obras na Ponta da Praia

Documento aponta que intervenções não sejam realizadas até que dúvidas sobre projeto sejam sanadas

Por: De A Tribuna On-line  -  07/03/19  -  13:25
Atualizado em 07/03/19 - 14:04
Anunciado pela prefeitura em janeiro, projeto deve ser entregue em julho de 2020
Anunciado pela prefeitura em janeiro, projeto deve ser entregue em julho de 2020   Foto: Reprodução/PMS

Um relatório parcial elaborado pelas Comissões Especiais de Vereadores (CEV) da Câmara de Santos, criadas para discutir soluções para os impactos provocados pela travessia Santos-Guarujá e outros temas relacionados ao viário da Ponta da Praia, recomenda que nenhuma obra ou intervenção, nem mesmo viária, seja iniciada na região do Terminal Pesqueiro. O local foi escolhido pela Prefeitura de Santos para abrigar o novo Centro de Convenções (Centro de Atividades Turísticas) e o Mercado do Peixe, no Programa Nova Ponta da Praia.


O documento será votado nesta quinta-feira (7), a partir das 18h, em sessão do Legislativo santista. A orienção pede que os trabalhos não sejam realizados na região até que todas as dúvidas levantadas pela comissão sejam sanadas.


Entre os questionamentos, a CEV aponta que há dúvida sobre a titularidade da área pública ofertada para a construção do Centro de Convenções, o que gerou procedimento no Ministério Público. O grupo também relata os questionamentos sobre a aplicação da Lei Complementar 793/2013, que trata do Estudo de Impacto de Vizinhança, para a construção do Centro e de um heliponto, o que obrigou o Conselho Municipal de Análise de Impacto de Vizinhança a estabelecer procedimentos, inclusive, definir quem é o responsável legal pelo empreendimento.


A comissão também cita perguntas de munícipes, feitas durante a audiência pública realizada em 19 de fevereiro, e que ficaram sem respostas por parte do secretário de Governo, Rogério Soares, e do Gestor da Unidade de Gerenciamento do Programa Nova Ponta da Praia, Glaucus Renzo Farinello, presentes ao encontro. Os vereadores também esperam por posicionamentos da Dersa e da Secretaria de Patrimônio da União (SPU), em questionamentos feitos em três requerimentos distintos enviados pelo presidente da CEV, Sadao Nakai (PSDB).


TPPS


De acordo com o documento, no dia 21 de fevereiro, durante visita ao Terminal Público Pesqueiro de Santos (TPPS), foi constatada a movimentação de máquinas e início das intervenções no sistema viário, contradizendo o anunciado pela Prefeitura de Santos, de que as obras começariam pela Avenida Saldanha da Gama. Quatro dias depois, o Executivo informou que o início dos trabalhos seria adiado para 11 de março (próxima segunda-feira).


Segundo a prefeitura, obras da Nova Ponta da Praia serão entregues em julho de 2020
Segundo a prefeitura, obras da Nova Ponta da Praia serão entregues em julho de 2020   Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos

Ainda sobre o espaço, a CEV constatou que houve falta de diálogo com os sindicatos de pesca (armadores, pescadores, trabalhadores na movimentação de mercadorias em geral), com os usuários do terminal e com a administração do TPPS. Segundo os parlamentares, o Conselho do Terminal Pesqueiro não foi consultado sobre a construção de um centro de convenções, nem sobre a implantação de um sistema viário naquela área.


Ainda sobre o Terminal, uma parte dele terá que ser demolida, e os usuários do local querem garantias de que a estrutura será reconstruída.


Sistema viário e travessias


Segundo apontado pela Comissão, o projeto prevê a implantação de um novo sistema viário, com a abertura de ruas que constam como projetadas na minuta do Projeto do Plano de Mobilidade que sequer foi encaminhado ao Legislativo.


A CEV também alega que não teve acesso ao cronograma de obras do Programa Nova Ponta da Praia, e nem a documentos que comprovem o planejamento. Em especial, para as intervenções que serão realizadas na área junto ao terminal e as balsas, a fim de evitar que a situação de embarque e desembarque da travessia fique pior.


Comissões


Integram as duas comissões os vereadores Sadao Nakai (PSDB - presidente), Adilson dos Santos Junior (PTB), Antonio Carlos Banha Joaquim (MDB), Audrey Kleys (PROG), Fabrício Cardoso (PSB), Geonísio Pereira Aguiar (PSDB), José Teixeira Filho (PSD), Sergio Santana (PR) e Telma de Souza (PT).


Logo A Tribuna
Newsletter