Quase 7 mil pessoas realizam testes rápidos para Covid-19 em Santos; blitz segue neste domingo

Para o atendimento, é preciso apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência

Por: Da Redação  -  21/06/20  -  11:01
A blitz continua nos mesmos locais, das 8h às 14 horas
A blitz continua nos mesmos locais, das 8h às 14 horas   Foto: Matheus Tagé/AT

Nem o sol forte desestimulou os moradores de Santos que estão com alguns sintomas de Covid-19 a descobrir se tem de fato a doença. Neste sábado (20), 6.883 pessoas foram até a blitz que a Prefeitura está realizando em oito pontos da Zona Noroeste para testagem rápida do vírus. Destes, 670 tiveram resultado positivo para a presença do coronavírus.


No Sambódromo, a foi constante neste sábado, mas o atendimento foi rápido. Perto da hora do almoço, as pessoas não ficavam mais de 10 minutos até realizar o teste. No local, ao chegar, a pessoa com os sintomas tem a temperatura aferida a distância por um termômetro de testa e pela oxigenação no sangue (oxímetro). Em seguida, são submetidos ao teste rápido, que consiste na análise de sangue após pequeno furo no dedo. O teste indica se a pessoa já teve contato com o vírus antes ou se está produzindo anticorpos para combater o vírus no seu organismo. O resultado fica pronto em 15 minutos e a pessoa recebe a informação pelo celular cadastrado na triagem.


A professora Luana Suzano teve alguns sintomas, como cansaço e falta de ar, e resolveu tirar a dúvida. “Ou a gente faz exame particular ou a gente aproveita essa oportunidade que Santos dá. Esse resultado deixa a gente mais tranquila, pois tive contato com pessoas que tiveram e perdi pessoas também”, conta ela que veio com o marido participar da blitz.


“Faz muito tempo que estou de quarentena, mas a gente precisa sair, ir ao mercado. E, embora eu esteja em home office, meu marido trabalha fora. (O resultado) vai mudar pouca coisa, porque eu vou continuar tomando os cuidados que eu já tomava”, diz a professora Edna Rodrigues, de 42 anos, moradora do Santa Maria.


O secretário municipal de Saúde, Fábio Ferraz, esperava um grande movimento, sem aglomeração nos pontos da blitz, mas não tanto. A expectativa dele era que se chegasse a cerca de 3.500 exames no primeiro dia.


“O movimento foi intenso e sem aglomeração. A estratégia, que foi proliferar os pontos de distribuição na Zona Noroeste, está sendo bem executada. Estamos preparados para atender a 10 mil pessoas, mas temos um saldo das ações anteriores de um pouco mais de 2.500 testes”, garante ele. No drive thru realizado na área do Mendes Convention Center, de acordo com Ferraz, o dia recorde de exames realizados atingiu 2.643 exames realizados em um único dia.


Neste domingo (21), a blitz continua nos mesmos locais, das 8h às 14 horas. Para o atendimento, é preciso apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência em Santos.


A Prefeitura pretende seguir com as blitzes nos próximos finais de semana em outras regiões da Cidade. Na programação, os morros devem receber os testes no próximo final de semana.


Locais onde são realizados os testes


Subprefeitura da Zona Noroeste: Av. Nossa Senhora de Fátima, 456, Chico de Paula. 


Centro Cultural e Esportivo M. Nascimento: Av. Jovino de Melo s/n x Rua João Fraccaroli, Bom Retiro. 


Centro Cultural da Zona Noroeste (Sambódromo): Av. Afonso Schmidt s/n, Areia Branca. 


Policlínica do Rádio Clube: Av. Hugo Maia s/n. 


CEU das Artes: Praça da Paz Universal s/n, Castelo. 


Instituto Arte no Dique: Av. Brigadeiro Faria Lima, 1.349, Rádio Clube. 


Policlínica São Manoel: Praça Nicolau Geraigire, s/n. 


Policlínica Piratininga: Praça João de Moraes Chaves s/n. 


Logo A Tribuna
Newsletter