Programa de Cultura Oceânica da Unesco chega a Santos

Objetivo é capacitar quem possa ensinar sobre a importância do mar no dia a dia da sociedade e para o futuro da comunidade

Por: Da Redação  -  04/09/19  -  00:22
Preservação da cultura oceânica é o tema central do evento
Preservação da cultura oceânica é o tema central do evento   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Representantes da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) estarão em Santos quinta (5) e sexta-feira (6) para lançar o Programa de Cultura Oceânica. O objetivo é capacitar quem possa ensinar sobre a importância do mar no dia a dia da sociedade e para o futuro da comunidade.


Dois dos convidados são Francesca Santoro, coordenadora do programa Ocean Literacy, e Vinicius Lindoso, oficial de comunicação da organização. Ambos são da Comissão Oceanográfica Intergovernamental da Unesco.


Os dois vão dar palestras para explicar, por exemplo, como a temperatura do planeta passa pela saúde dos oceanos, de que forma a biodiversidade requer atenção com as algas e espécies marinhas e por qual motivo o desenvolvimento e os produtos importados que vestimos ou compramos dependem do transporte via Porto.


Eles tentarão mostrar ao público que é preciso explorar de forma sustentável, reforça o professor de Ciências do Mar da Unifesp e organizador do encontro, Ronaldo Christofoletti.


"Tudo o que fazemos tem relação com os oceanos. Pensar nessa exploração de forma sustentável, obtendo sem destruir, é fundamental. E o legal do evento é que vamos integrar nas discussões quem financia, quem executa e quem lida com a conservação para discutir”, conta ele, sobre participações de institutos ligados a empresas privadas e instituições como SOS Mata Atlântica e WWF.


Cartilha virtual


O evento é promovido pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em parceria com o projeto Maré de Ciência e a prefeitura de Santos. Durante a programação, será lançado um kit, que é uma cartilha virtual para todos os participantes levarem informações e sugestões de atividades para todas as idades. O livreto traduzido para Português é igual ao modelo global.


É necessário se inscrever para participar presencialmente. Quem não puder ir ao evento terá a opção de acompanhar a programação on-line, ao vivo, em transmissões pelo Instagram (conta@oceanoparaleigos). Por lá, será possível enviar perguntas e participar das palestras. O conteúdo, depois, ficará disponível também no site


Logo A Tribuna
Newsletter