Procon-Santos irá à Justiça contra a Caixa Econômica

Entidade proporá ação coletiva no caso do roubo de joias

Por: Matheus Müller & Da Redação &  -  20/10/19  -  00:01
Em dezembro de 2017, a agência da General Câmara foi assaltada; ladrões levaram joias
Em dezembro de 2017, a agência da General Câmara foi assaltada; ladrões levaram joias   Foto: Luigi Bongiovanni/Arquivo

O Procon-Santos pretende mover uma ação coletiva contra a Caixa Econômica Federal (CEF), no valor de R$ 30 milhões, para reparar as perdas dos quatro mil clientes que tiveram as joias furtadas na unidade bancária da Rua General Câmara, no Centro de Santos. 


O processo será conduzido pelo Procon-Santos junto com a Fundação Procon do Estado de São Paulo. Esta semana, representantes das entidades estiveram reunidos na Capital para acertar detalhes sobre o caso.


“Estamos evoluindo nessas tratativas para verificar a viabilidade de propositura (da ação), através da Fundação Procon”, disse o coordenador da entidade santista, Rafael Quaresma, que lembra da multa administrativa já aplicada à Caixa, no valor de R$ 9,3 milhões.


Coordenador do Procon-Santos diz que critério de indenização fixado pela Caixa não condiz com os anseios e as expectativas dos consumidores
Coordenador do Procon-Santos diz que critério de indenização fixado pela Caixa não condiz com os anseios e as expectativas dos consumidores   Foto: Fernanda Luz/AT/Arquivo

“(A multa) foi contestada e aguarda julgamento administrativo. Nós acreditamos que não haverá redução”, explica.


Indenizações


A Caixa Econômica Federal informou, em nota, que “cerca de 90% dos clientes já foram indenizados, preservando igualmente os princípios contratuais de forma isonômica e transparente, sendo a indenização equivalente à 150% do valor da garantia avaliada, acrescido da atualização monetária. Além disso, o banco possui política de conciliação vigente para resolução da questão”. 


Sobre a resposta da Caixa, Quaresma admite que clientes foram indenizados no percentual mencionado, mas afirma: “É um valor insatisfatório e, portanto, não indeniza corretamente esses consumidores”.


Subvalorização


O coordenador do Procon-Santos reforça que, mesmo os clientes que aceitaram a indenização não estão satisfeitos com o rumo do processo. “Quantos desses 90% receberam os 150% (de indenização) e não pretendem receber uma diferença, um valor maior?”. 


“O critério de indenização fixado pela Caixa não condiz com os anseios e as expectativas dos consumidores. Receberam 150%, mas querem 200%, 300%, 500%. Não podemos esquecer que a Caixa subavalia as joias e, quando aplica a indenização, ainda paga muito menos”. 


Relembre o caso


Em 17 de dezembro de 2017, a agência central da Caixa Econômica Federal, na Rua General Câmara, no Centro, foi assaltada por uma quadrilha. 
Cerca de 15 criminosos renderam um segurança e chegaram aos cofres. (Foto:Luigi Bongiovanni/Arquivo AT)

Aproximadamente 15 criminosos participaram da ação. Eles renderam o segurança e levaram joias penhoradas e dinheiro. Um dia antes, o fornecimento de energia na região foi desligado, o que desativou o sistema de monitoramento. 


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