Procon cobrará Suzuki sobre fechamento de concessionária em Santos

Consumidores que quiserem revisar os veículos terão que subir a serra ou esperar uma negociação em andamento

Por: Sheila Almeida & Da Redação &  -  12/11/19  -  22:01
Portas fechadas: edifício da antiga concessionária da marca, que encerrou as atividades
Portas fechadas: edifício da antiga concessionária da marca, que encerrou as atividades   Foto: Alexsander Ferraz/AT

O Procon-Santos vai pedir esclarecimentos pelo fechamento da concessionária Suzuki. Apesar de comprar seus carros em Santos, os consumidores que quiserem revisar os veículos terão que subir a serra ou esperar uma negociação em andamento.


O cliente e aposentado Cláudio Magalhães, de 72 anos, está bem insatisfeito. Ele comprou um veículo Jimny, na Sumar Veículos, concessionária Suzuki que ficava na Rua Braz Cubas, 392. Desde agosto ele espera resolução. Até esta segunda-feira (11), não tinha recebido nenhuma informação do que fazer. Ligou, mandou e-mail e até carta registrada, mas segue sem solução.


“Pago mais de R$ 1 mil nas revisões para manter a garantia e agora terei que perder o dia, indo para São Paulo, gastando dinheiro? Eles não dão a mínima para o cliente”, reclama ele, que recebeu como resposta uma lista de autorizadas. A mais próxima fica em São Bernardo do Campo.


O Código de Defesa do Consumidor (CDC) não prevê ao cliente nenhum direito que o proteja em casos assim. Mas, pelas reclamações, o Procon vai questionar o caso, segundo o coordenador da unidade Santos, Rafael Quaresma.


“Fizemos isso já com a Ford quando a concessionária Costa Sul encerrou as atividades, em 2015. Não havia outra Ford na região naquela ocasião. Então, após conversa, a marca autorizou que seus consumidores, pelo transtorno causado, pudessem fazer a revisão em São Paulo, sem custo”, explica ele.


Justiça


Segundo a advogada Graziele Kliman, apesar de a Suzuki não ser obrigada a concessionárias, a lei prevê a possibilidade de o consumidor procurar não só o Procon, mas também a Justiça.


“Para isso o cliente deve protocolar o pedido de reembolso na concessionária, com as cópias das despesas que teve. Se houver negativa, além de reclamar no Procon o cliente pode procurar um Juizado Especial (mais conhecido como pequenas causas). Outro caminho é entregar o caso a um advogado de confiança”, conta ela.


Próximos capítulos


Perguntada sobre o caso, a Suzuki informou, por nota, que a Baixada Santista temporariamente sem um representante da marca. A empresa está realizando o credenciamento de outro concessionário para se instalar na região.


Disse ainda que, independentemente do ponto de venda estar em fase de transição, o pós-venda com oficina funciona na concessionária Seagaia. No entanto, A Tribuna verificou que não é bem assim: a empresa ainda não faz as revisões da Suzuki. A Seagaia Santos confirma as tratativas e informa que em breve poderá receber clientes Suzuki no pós-venda e showroom.


Porém, não é possível prever uma data para o início dessas operações: a empresa santista aguarda receber peças, aparelhos da marca e a lista de clientes para entrar em contato e informar a novidade. 


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