Primeira Batalha Universitária da Anacrim premia alunos de Direito da Esamc

Etapa final da batalha ocorreu no plenário do Tribunal do Júri de Santos nesta sexta-feira (27)

Por: Marcela Ferreira & De A Tribuna On-line &  -  28/09/19  -  20:38
Atualizado em 28/09/19 - 20:39
A equipe campeã da Esamc recebeu troféu, medalhas, materiais jurídicos e bolsas de estudo
A equipe campeã da Esamc recebeu troféu, medalhas, materiais jurídicos e bolsas de estudo   Foto: Divulgação

Alunos do curso de Direito de quatro universidades da região tiveram a oportunidade de participar da final da 1ª Batalha Universitária da Associação Nacional da Advocacia Criminal (Anacrim) nesta sexta-feira (27). Durante a tarde, equipes da Unisantos, Fagu, Esamc e Unimes disputaram o prêmio respondendo a perguntas sobre direito. Os grandes vencedores foram os alunos da Esamc Santos, que garantiram bolsa de estudos além de troféu e medalhas.


Antes da final, a competição contou com duas etapas eliminatórias, que foram realizadas no último dia 12 na Unisanta e no dia 19 na Esamc Santos.


O evento ocorreu no plenário do Tribunal do Júri de Santos e reuniu diversas autoridades de bancas da advocacia criminal da capital, Baixada Santista e do interior. O presidente da Anacrim-SP, Marcelo Cruz, ressalta a importância da realização deste tipo de evento para que acadêmicos estejam mais próximos de ingressar em bancas almejadas da advocacia.


“Muitos alunos fizeram testemunhos de que estavam pensando em largar a faculdade e, após o início da batalha, mudaram de ideia e se fortaleceram para dar continuidade ao curso de Direito”, conta o presidente da Anacrim-SP, que ainda revela que pretende levar a batalha a nível nacional no ano que vem.


Alunos, docentes e autoridades compareceram à batalha
Alunos, docentes e autoridades compareceram à batalha   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Competição


Formada pelos estudantes Eduarda Borges, Fabio Rabello, Rachel Oliveira, Thais Pontes e Vinicius Silva, a Esamc venceu na final a equipe da Unisantos, após confronto na semifinal com a Unimes.


A banca da final, nesta sexta (27) foi composta por advogados e docentes, que analisaram questões de múltipla escolha de concursos públicos, além de perguntas sobre temas relacionados ao processo penal, direito penal e leis penais especiais.

“O objetivo da competição foi de aproximar os alunos do mercado de trabalho. Nosso grupo foi extraordinário na dedicação e na motivação em trazer essa conquista para nós”, comemorou o coordenador do curso de Direito da Esamc Santos, Edison Santana.


Integrante do grupo vencedor, Fabio Rabello conta que o que a Anacrim proporcionou para a carreira dos alunos foi algo único. “Estou bastante feliz em ter compartilhado ensinamentos com meus companheiros de equipe e todos os outros participantes e bancas”.

Durante a competição, cada instituição foi representada por cinco alunos, com direito ainda a dois substitutos. As etapas foram realizadas de forma eliminatória e em duplas  determinadas por sorteio. A equipe campeã da Esamc recebeu troféu, medalhas, materiais jurídicos e bolsas de estudo de 100% para cursos preparatórios para o exame da OAB, cedidos pelo Proordem e Damásio Unidade Santos.


Alunos buscam visibilidade no mercado


Aluno da Unimes, João Victor Bueno, de 18 anos, está apenas no primeiro ano do curso de Direito, e garantiu vaga na final da competição. Apesar de não ter levado o prêmio, o aluno se diz muito satisfeito em ter chegado neste ponto tendo tão pouca experiência.  “Foi muito difícil, porque nossos adversários são muito competentes. É um momento único, e como várias autoridades estão aqui olhando a gente, de repente, pode pintar uma vaga de estágio, por exemplo”.


João Victor Bueno, aluno da Unimes, está no primeiro ano da faculdade e conseguiu chegar até a final da competição
João Victor Bueno, aluno da Unimes, está no primeiro ano da faculdade e conseguiu chegar até a final da competição   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Felipe Souza, integrante do time da Unisantos, conta que a equipe se dedicou totalmente ao entrosamento durante as semanas que precederam o evento. O time reuniu um aluno de cada ano do curso, algo que, para ele, fez diferença no bom desempenho, ainda que não ganhassem o prêmio. “Nós tivemos um fortalecimento muito grande”.


Aluno da Fagu, Willian Gomes era um dos mais nervosos minutos antes de ser chamado ao plenário. “Demos o nosso máximo, mas o mais importante é se divertir. O evento foi maravilhoso e enriquecedor para todos os alunos. Estou sem palavras”, emocionou-se.


Logo A Tribuna
Newsletter