Prepare o bolso: IPTU de Santos vai subir 2,31% em 2021

Prefeitura mudou sistema de reajuste, tomando por base inflação de outro período

Por: Da Redação  -  22/09/20  -  10:05
Solo argiloso e efeito
Solo argiloso e efeito "pêndulo" explicam reflexos do abalo sísmico em Santos   Foto: Matheus Tagé/AT

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Santos vai subir 2,31% em 2021. Quem o pagar em cota única até a data do vencimento terá 4% de desconto. Serão enviados cerca de 215 mil carnês a partir do começo de dezembro.


O reajuste foi calculado com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do IBGE, entre agosto de 2019 e julho de 2020, informa o secretário de Finanças, Maurício Luís Franco.


“Antes, a gente fazia uma projeção para o ano, porque os carnês tinham que começar a ser impressos em outubro. Mas a projeção podia ficar abaixo ou acima do índice fechado. Então, a gente achou melhor mudar o período e entrou, no ano passado, com um projeto de lei para isso”, explica.


Para se ter uma ideia, quem desembolsou R$ 1 mil de IPTU neste ano vai receber um carnê no valor de R$ 1.023,10. No ano passado, o imposto teve aumento de 3,22%.


“Mesmo representando a inflação do período, qualquer aumento vai pesar no bolso do contribuinte por conta da situação econômica do País, devido à pandemia do novo coronavírus. Muitas pessoas estão com redução de salário ou sem emprego. Então, vai ser difícil pagar as contas no ano que vem.”


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter