Prefeitura realiza bloqueio vacinal contra o sarampo em duas escolas de Santos

Alunos das unidades foram diagnosticados com suspeita de sarampo, e turmas recebem imunização na tarde desta segunda-feira (12)

Por: De A Tribuna On-line  -  12/08/19  -  11:56
Problema com a remessa foi a reprovação de um lote de vacinas pentavalente da Índia
Problema com a remessa foi a reprovação de um lote de vacinas pentavalente da Índia   Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Um bloqueio vacinal contra o sarampo será realizado na tarde desta segunda-feira (12) em escolas do bairro Embaré, em Santos. O objetivo é imunizar 70 alunos de duas salas de escolas municipais, após suspeita da doença em dois estudantes. Na escola Florestan Fernandes (Rua Oswaldo Cóchrane, 91) a vacina será aplicada em 37 alunos; já na Cidade de Santos (Av. Senador Dantas, 410) serão 33 alunos.


A direção enviou avisos aos pais e responsáveis para que autorizassem a imunização nas próprias instituições de ensino, além de levarem carteiras de vacinação para o registro das doses que serão aplicadas.


As suspeitas da doença foram notificadas em um adolescente de 14 anos, morador do bairro Aparecida que é aluno da Florestan, e numa criança de sete anos, residente no Embaré, que é  aluna da Cidade de Santos. Ambos estão em isolamento social nas suas residências, já tendo sido realizados os bloqueios vacinais nos familiares próximos.


Novo protocolo do Ministério da Saúde


De acordo com os novos protocolos de bloqueio informados pelo Ministério da Saúde, a partir de agora a vacinação contra a doença já é realizada nas pessoas que tiveram contato próximo com o paciente a partir da suspeita da doença – antes, isso ocorria apenas quando havia a confirmação de sarampo.


As amostras dos pacientes estão em análise no Instituto Adolfo Lutz, laboratório de referência do governo estadual. Quando confirmado o sarampo, o bloqueio é ampliado para mais pessoas como a quadra onde ela reside, escola e local de trabalho ou curso, de acordo com cada caso e o que é apontado pela investigação epidemiológica.


Casos confirmados


Os sete casos confirmados da doença foram:


Residentes de Santos (4 casos)


- Homem, 22 anos, morador do bairro Gonzaga (passageiro do navio MSC Seaview).


- Mulher, 56 anos, moradora do bairro Pompeia (enfermeira participou da investigação epidemiológica no navio).


- Mulher, 25 anos, então moradora da Cidade e mudou para RJ (médica atendeu passageiro doente).


- Criança (fem.), 5 anos, moradora do bairro Embaré.


Outras cidades (3 casos)


-Mulher, 22 anos, morador de São Paulo (pais moram no bairro Boqueirão, Santos).


-Homem, 33 anos, morador de São Paulo (pais moram na Vila Belmiro, Santos).


-Homem, 20 anos, morador de Santo André (pais residem no José Menino, Santos).


Logo A Tribuna
Newsletter