Prefeitura libera viaduto em curva da Nova Entrada de Santos para o tráfego

O Viaduto Prefeito Paulo Gomes Barbosa tem 325 luminárias lineares de iluminação cênica e cada unidade pode reproduzir até 67 milhões de cores

Por: Nathália de Alcantara  -  15/08/20  -  01:19
Obra agiliza e garante segurança para 120 mil veículos que passam pelo local todos os dias
Obra agiliza e garante segurança para 120 mil veículos que passam pelo local todos os dias   Foto: Carlos Nogueira/AT

Finalmente saiu do papel e já está liberado para veículos o viaduto em curva da Nova Entrada de Santos, construído no encontro das Avenidas Nossa Senhora de Fátima e Martins Fontes com a Rodovia Anchieta. A inauguração aconteceu na noite desta sexta-feira.


Aguardada há mais de 50 anos, a obra agiliza e garante segurança na circulação de 120 mil veículos que passam pelo local todos os dias principalmente por conta da eliminação dos semáforos.


O Viaduto Prefeito Paulo Gomes Barbosa, com 471 metros de extensão e cerca de 11 mil toneladas, integra o programa que realiza a remodelação do sistema viário do acesso à Cidade. O viaduto tem 325 luminárias lineares de iluminação cênica e cada unidade pode reproduzir até 67 milhões de cores.


O projeto também prevê a renovação e reforço do sistema de drenagem para o combate às enchentes dessa região.


Com a entrega desse viaduto, o conjunto de obras de arte (viadutos e ponte) que a Prefeitura de Santos e o Governo do Estado concluirão ainda este ano, e que fazem parte do programa, somará três viadutos em funcionamento: Anchieta, Alemoa e o da entrada da Cidade.


Viaduto possui uma homenagem ao Santos Futebol Clube
Viaduto possui uma homenagem ao Santos Futebol Clube   Foto: Matheus Tagé/AT

O viaduto do Piratininga e a ponte sobre o Rio São Jorge, que ligará a Zona Noroeste à Via Anchieta, estão em fase final da obra.


Também foi inaugurado um novo marco em homenagem ao Santos Futebol Clube, assinado pelo arquiteto Carlos Prates e instalado nas proximidades do viaduto. Uma reprodução da camisa do Santos substitui um monumento em forma de totem que ficava em frente ao antigo Posto Marilu.


“O Santos Futebol Clube e o Pelé são os maiores e melhores cartões postais de Santos”, destacou o prefeito Paulo Alexandre Barbosa.


Para o governador João Doria, a cerimônia foi cercada de valores, tendo como principais deles o reconhecimento e a união de todos. “É assim que se faz a boa política, com todos juntos em prol da população”.


O deputado estadual Professor Kenny ressaltou que a obra é importantíssima para a Cidade. “Nós deputados pegamos esse caminho diariamente e antes era escuro e inseguro. Com essa obra, muitas familias ganharão tempo para retornar do serviço. Para o turismo, também será essencial e, consequentemente, para a economia da região”.


A deputada federal Rosana Valle disse que Santos vence um problema histórico com essa inauguração.


“A entrada da Cidade causava imagem ruim, além de prender moradores naquele trecho. Era uma prova de resistência, às vezes de muitas horas naquele anda e para, antes de conseguir entrar na cidade. Era uma tortura nos dias de chuva”.


A Nova de Entrada de Santos ganhará ainda mais de 15 mil metros quadrados de áreas verdes. No entorno do viaduto em curva, foram plantadas vegetações rasteiras, arbustos, herbáceas e árvores.


Luzes


Além do formato em curva, a iluminação é um dos destaques. Para que as luzes funcionem com data e horário marcados, será utilizado um programa de edição pelo controlador iPlayer. Esse aparelho tem espaço de memória de 256 cenários. A programação também pode ser feita pelo calendário astronômico que identifica o anoitecer e o amanhecer.


O elevado possui 14 postes de iluminação pública, mais 18 ao longo da Avenida Martins Fontes no passeio paralelo à linha férrea e mais 21 ao longo do canteiro central da mesma avenida, todos com lâmpadas LED.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter