Prefeitura de Santos pede esclarecimentos para a Anvisa sobre falsos positivos para Covid-19

Na última terça-feira, os resultados indicaram que 42,5% dos servidores do Legislativo tinham o vírus no organismo

Por: Nathália de Alcantara  -  09/08/20  -  20:26
Valores devolvidos aos cofres públicos pela Casa neste ano superaram os números de 2017
Valores devolvidos aos cofres públicos pela Casa neste ano superaram os números de 2017   Foto: Divulgação

A Prefeitura de Santos notificou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pedindo um parecer a respeito da polêmica envolvendo resultados falsos positivos em testes feitos na Câmara de Santos na última terça-feira (8).


“Queremos um parecer porque eles deram um respaldo de que o teste é bom e, por isso, foi comprado pela secretaria”, disse, em entrevista à TV Tribuna, a chefe de Vigilância em Saúde de Santos, Ana Paula Valeiras.


Ela explica que a prefeitura trabalhava com duas marcas de testes. “Uma delas tinha resultado satisfatório e essa outra tivemos o problema dos falsos positivos. Com esse, não iremos continuar”.


Para Ana Paula, foi uma surpresa o resultado do último teste feito na Câmara de Santos. “Então, nós resolvemos que não vamos fazer mais esses porque não dá para trabalhar assim com essa instabilidade”.


O caso


Quando os testes foram feitos, os resultados indicaram que 42,5% dos servidores do Legislativo tinham o vírus no organismo. O alto índice de positivos na testagem rápida fez o presidente da Casa, Rui De Rosis (PSL), suspender as  atividades presenciais no Legislativo santista.


O percentual de pessoas supostamente em contato com o vírus despertou dúvidas entre os vereadores, que questionam a qualidadedos exames. O secretário municipal de Saúde, Fábio Ferraz, admitiu a ocorrência de falsos positivos.


Os vereadores santistas Benedito Furtado (PSB) e Sérgio Santana (PL) divulgaram na última quinta-feira laudos de testes sorológicos que deram negativo para o novo coronavírus. Eles foram dois dos três parlamentares da Cidade que tiveram resultado positivo para a covid-19 nos testes rápidos aplicados.


Logo A Tribuna
Newsletter