Prefeitura de Santos faz mais 690 orientações sobre medidas contra a covid-19 nesta quinta

Das 669 orientações, 389 foram sobre a proibição de acesso à faixa de areia

Por: Por A Tribuna.com.br  -  01/01/21  -  09:40
Das 669 orientações, 389 foram sobre a proibição de acesso à faixa de areia
Das 669 orientações, 389 foram sobre a proibição de acesso à faixa de areia   Foto: Susan Hortas

Para conter os avanços da covid-19, a Prefeitura de Santos realizou a Operação Réveillon, que resultou em 669 orientações à população sobre medidas contra a covid-19. Até a tarde desta quinta-feira (31), foram 52 ocorrências sobre não uso de máscara; 189 relacionadas ao jardim da orla; oito dirigidas a flanelinhas; 20 a pessoas em situação de rua; duas referentes a chuveirinhos e 398 sobre a proibição de acesso à faixa de areia.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A operação começou à 0h de quinta-feira (31) e prossegue até o mesmo horário de 2 de janeiro. Entre as restrições, estão o total fechamento da praia e a proibição do funcionamento de barracas, quiosques e ambulantes na região da orla.


Gradis e telas estão sendo utilizados para o fechamento da praia e mais 11 locais que possam ser utilizados para a formação de aglomerações, como a Praça das Bandeiras, a Fonte do Sapo e a Praça do Surfista (Posto 2). A instalação contou com 250 profissionais da Secretaria de Serviços Públicos.


Equipes compostas por guardas municipais e policiais militares estão realizando fiscalização intensa na orla, além de rondas preventivas em pontos onde há registro frequente de aglomeração.


Jardins e estacionamento


Também é proibido ficar nos jardins da orla, assim como a utilização dos estacionamentos da área, restritos a viaturas e carros públicos. Os estabelecimentos comerciais foram avisados previamente pela equipe do Departamento de Fiscalização Empresarial e Atividades Viárias (Defemp) e há faixas informando aos pedestres e motoristas sobre as medidas.


Dentre as medidas, feitas pela prefeitura, para evitar aglomerações durante a virada do ano estão: Proibição de funcionamento dos quiosques da orla (inclusive para delivery e retirada), proibição de ambulantes na orla, proibição de pessoas e grupos na praia e jardins, exceto para policiais, fiscais e proibição de montagem de barracas, tendas e equipamentos semelhantes na praia e jardins, exceto para serviços públicos


Barreiras sanitárias


As duas barreiras sanitárias da cidade, no Saboó e na divisa com São Vicente (orla), registraram movimento tranquilo nesta quinta (31). Houve apenas abordagem de um ônibus, no Saboó, que foi autorizado a seguir viagem porque veio da Rodoviária de São Paulo e os passageiros apresentaram os bilhetes de compra das passagens, não caracterizando assim turismo de um dia.


As barreiras sanitárias prosseguem até 3 de janeiro, para fiscalizar a vinda de vans e ônibus com turistas, iniciativa que já ocorreu no Natal e também integra a Operação Réveillon.


Logo A Tribuna
Newsletter