Prefeitura de Santos altera convênio de saúde dos servidores

Capep e Santa Casa firmaram convênio que deve ampliar volume de atendimento para funcionários ativos, aposentados e pensionistas

Por: Eduardo Brandão & Da Redação &  -  15/02/19  -  19:02
Santa Casa atendia os mutuários da Capep no hospital. Agora, também os receberá em outra unidade
Santa Casa atendia os mutuários da Capep no hospital. Agora, também os receberá em outra unidade   Foto: Nirley Sena

Os mais de 27 mil mutuários da Caixa de Assistência ao Servidor Público Municipal de Santos (Capep-Saúde) passam a contar com a cobertura do plano Santa Casa Saúde – braço privado da Santa Casa de Santos. A novidade consta na ampliação do convênio entre as entidades, formalizado na manhã desta quinta-feira (14). O objetivo é reduzir em até 30% os custos de exames laboratoriais e procedimentos eletivos (agendados) pagos pela Capep à instituição.


A parceria, anunciada na sede da clínica, reuniu o prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), a direção do hospital e representantes da Capep. O presidente da autarquia, Adriano Luiz Leocádio, explica que a negociação foi baseada na política de queda de custos da caixa, uma espécie de plano de saúde dos servidores santistas ativos, aposentados e dependentes.


A capacidade de atendimento em algumas especialidades, não citadas, pode aumentar 30%, com tempo médio de dez a 15 dias úteis entre agendamento e consulta, diz Leocádio.


O presidente comenta que a Santa Casa prestava atendimento médico apenas no hospital. A partir de segunda-feira (18), também será possível agendar exames laboratoriais para 36 especialidades na unidade de atendimento de saúde suplementar da Santa Casa, na Rua Antônio Bento, 162, na Vila Mathias.


Ainda conforme Leocádio, o volume de exames a serem realizados permitirá reduzir em 30% o custo por procedimento – cada um deles avaliado a partir de R$ 45. “Conseguimos aumentar atendimento, ganhando competitividade e reduzindo nossos custos para ter os resultados financeiros necessários à autarquia”.


Saúde preventiva


Com a mudança, a Capep pretende iniciar campanha para que os servidores façam exames preventivos periódicos. Trata-se de uma antiga demanda do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Santos (Sindserv) para os 12 mil trabalhadores da ativa.


O prefeito Paulo Alexandre Barbosa aposta na maior agilidade para a realização de consultas e a identificação prévia de eventuais problemas de saúde em funcionários.


“Como atendimento em escala, possibilita a Capep ter uma economicidade na gestão de seus recursos, que é importante para atingir seu equilíbrio econômico e financeiro”, considera o prefeito.


Outra vantagem apontada foi a retaguarda pelo principal hospital da região. “Em uma indicação de cirurgia ou de outro procedimento, o mutuário da Capep terá o resguardo da Santa Casa. Será mais rápido e com manutenção do atendimento hospitalar, sendo que 80% dos médicos da clínica são oriundos do nosso hospital”, afirma o diretor administrativo e financeiro da Santa Casa, Augusto Capodicasa.


Agendamento


As consultas poderão ser agendadas de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, nestes canais: pelo telefone 3208-8100 e pelo WhatsApp 99727-6690. No site www.santasaudeconsultas.com.br, os mutuários poderão fazer pré-agendamento e aguardar confirmação.


Logo A Tribuna
Newsletter