Prefeito de Santos prevê mais rigor na avaliação de casas em áreas de risco

Chefe do Executivo municipal lamentou todo o ocorrido e elogiou o trabalho conjunto entre comunidade e corporação

Por: Matheus Müller  -  06/03/20  -  18:55
Trabalhos seguem sendo realizados no Morro São Bento, em Santos
Trabalhos seguem sendo realizados no Morro São Bento, em Santos   Foto: Alexsander Ferraz/AT

O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), esteve em visita ao Morro São Bento, na manhã desta sexta-feira (6). Ele presenciou o momento em que os bombeiros apitaram três vezes para interromper os trabalhos de resgate de vítimas soterradas, após estalos detectados em uma casa abaixo da área de atuação. O serviço foi retomado por volta das 14h35.


Barbosa lamentou todo o ocorrido, elogiou o trabalho conjunto entre comunidade e corporação, e falou em mais rigor na avaliação das moradias em áreas de risco.


Segundo o prefeito, essas casas são constantemente avaliadas, mas o volume de chuva foi o maior dos últimos 81 anos. Ele entende, no entanto, que, mesmo seguindo os estudos e indicações de institutos referendados, como o IPT, é possível e deve ser aumentado o rigor quanto à segurança.


A remoção dessas famílias, de acordo com Paulo Alexandre, é a melhor solução. O prefeito destacou a entrega de um conjunto habitacional, no ano passado, a moradores do morro - foram 128 unidades.


"São famílias que foram retiradas de áreas de risco do morro. Certamente, seriam impactadas por essa chuva".


Ele apontou que, agora, está em construção a segunda etapa desse conjunto. "São mais 198 unidades. Nossa previsão é, até o fim do ano, fazer novas entregas".


Recursos do estado


Barbosa também informou que terá uma reunião em São Paulo sobre a divisão dos R$ 50 milhões para os municípios afetados pela tragédia. O valor de repasse foi confirmado quinta-feira (5) pelo governador João Doria (PSDB).


Logo A Tribuna
Newsletter