Prefeito de Santos destaca início das obras da segunda fase do VLT: 'Dia histórico'

Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) disse que trecho, que ligará a Avenida Conselheiro Nébias ao bairro Valongo, é o mais importante das obras e era aguardado há muito tempo

Por: Nathália de Alcantara  -  07/07/20  -  11:37
Período de obras do segundo trecho do VLT tem previsão de 30 meses
Período de obras do segundo trecho do VLT tem previsão de 30 meses   Foto: Matheus Tagé/AT

O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), celebrou a assinatura do contrato para o início das obras da segunda fese do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), na Baixada Santista. O trecho, construído dentro do município, ligará a Avenida Conselheiro Nébias ao Bairro Valongo.


A assinatura do contrato, de R$ 217,7 milhões e inicialmente esperada pelo Estado para o início deste ano, ocorreu nesta segunda-feira (6), na Capital. Segundo o governador João Doria (PSDB), as obras devem ter início até o fim do mês.


A expectativa é de que sejam transportadas 35 mil pessoas por dia. O prazo para conclusão das obras é de 30 meses. Elas caberão à construtora Queiroz Galvão.


O projeto inclui edificações, via permanente, quatro subestações, sistema de rede aérea, sinalização viária, urbanização e duas pontes sobre o Canal 1. Serão construídas 14 estações em um trecho de oito quilômetros. 


De acordo com Barbosa, esse é o trecho mais importante das obras e era aguardado há muito tempo. “Será a ligação direta com o Centro de Santos, para onde estão previstos investimentos de revitalização, como a nova rodoviária”, exemplifica. “Hoje é um dia histórico”.


“A nova etapa do VLT é uma obra desejada e esperada pela população de Santos, porque vai conectar o Centro da Cidade, onde as pessoas trabalham. A Baixada Santista vai ganhar mais uma alternativa eficiente e limpa de mobilidade”, disse o governador João Doria (PSDB).


Sobre a terceira fase do projeto, que ligará a Estação dos Barreiros até o Bairro Samaritá (perto de Praia Grande), o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, declarou, apenas, que o projeto continua sendo montado.


“Em breve, partiremos para a projeção. Todas as desapropriações também já foram feitas. Um ponto importante, nessa segunda fase, é que novos 700 empregos diretos e indiretos também estão sendo gerados para a região.”


O Sistema Integrado Metropolitano/VLT terá 27 quilômetros de extensão, considerando-se os 11,5 já em operação entre São Vicente (Barreiros) e o Porto de Santos. Em fase de projeto, estão as ligações entre Conselheiro Nébias e Valongo e Barreiros e Samaritá, em São Vicente. O sistema tem previsão de operar com 33 VLTs e transportar 95 mil passageiros por dia.


Logo A Tribuna
Newsletter