Prefeito de Santos avalia período de lockdown como positivo na cidade

Nas duas semanas de lockdown, cidade apresentou uma queda no número de novas internações por Covid-19 por dia

Por: Cássio Lyra  -  07/04/21  -  22:35
Atualizado em 07/04/21 - 22:47
Rogério Santos esteve com o vice-governador do estado e solicitou revisão do Plano São Paulo
Rogério Santos esteve com o vice-governador do estado e solicitou revisão do Plano São Paulo   Foto: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo

O prefeito de Santos e presidente do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb), Rogério Santos (PSDB), comentou dados relacionados à Covid-19 na cidade após o período do lockdown. O chefe do Executivo classificou como 'positivo' o período de fechamento da cidade.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Santos realizou uma transmissão ao vivo em suas redes sociais, na noite desta quarta-feira (7) e avaliou que os efeitos das restrições mediante lockdown já estão apresentando alguns efeitos positivos no enfrentamento da pandemia.


Um dos principais fatores se deu pela diminuição no número de pessoas internadas por dia na cidade que, em média, caiu de 64 internações por dia para 52, nas duas semanas do lockdown.


"Isso mostra uma redução. É pouco, é verdade, mas se levarmos em conta pelos números, tivemos uma desaleração, houve uma pequena queda. E isso é uma das coisas que buscávamos quando tivemos o lockdown", afirmou Rogério.


Nesta quarta-feira, Santos registrou novamente um número de 90% de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).


"Sobre os leitos de UTI já chegamos em uma oportunidade em 94%. Depois, mais para frente, caiu para 88%, 89%, 90%. Os números, mesmo que pequenos, apresentam quedas", disse.


Rogério afirmou ter estado há todo momento na Central de Monitoramento da Guarda Municipal (GCM) que vistoria a cidade através das câmeras de segurança. Segundo ele, o período de 13 dias de lockdown foi de muita consciência da população, que seguiu com os decretos, respeitou as regras e, principalmente, utilizaram máscaras.


"O lockdown foi positivo, muita gente entendeu. Quero dar parabéns a população, pois diminuiu o número de pessoas fazendo caminhada. Vi gente fazendo exercícios nos canais, na Perimetral. Pessoas abriram o coração e começaram a usar máscara. Vi muito mais pessoas com máscara do que sem", comentou.



Cutucada


O prefeito santista afirmou que algumas das medidas mais restritivas, entre elas o lockdown, se deu por conta do mega feriado de São Paulo, que valeu por dez dias, de 26 de março a 4 de abril.


Em outras oportunidades, Rogério afirmou que os feriados antecipados na Capital e em cidades do interior é atrativo para que os turistas procurem cidades com praia para fazer o isolamento, algo que, neste momento, os prefeitos da região não são favoráveis.


"Vimos cidades decretando feriado", disse Rogério na transmissão, fazendo críticas ao prefeito Bruno Covas (PSDB). "Isso impactou na Baixada Santista toda. Fez com que nós prefeitos nos reuníssemos para decretar medidas mais amargas, mais difíceis e com mais restrições", argumentou.


Dentre as medidas que envolveu o lockdown na Baixada Santista esteve o cancelamento da Operação Descida do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI) em três finais de semana conscutivos, com a finalidade de afastar turistas da Baixada Santista em um período complicado de enfrentamento da pandemia.


"O Estado cedeu, entendeu nosso apelo. Em dez dias do feriado, tivemos cerca de 100 mil veículos descendo a serra, quando esse número era pra ter sido muito maior, com 300 mil, 400 mil. As blitz nas estradas foram positivas, as barreiras sanitárias dos municípios foram positivas. Quem está ocupando cargo público tem de estar preparado para cobranças e decisões difíceis", finalizou.


Mais de 200 mil veículos desceram para a Baixada Santista neste fim de semana
Mais de 200 mil veículos desceram para a Baixada Santista neste fim de semana   Foto: Reprodução

Logo A Tribuna
Newsletter