Prefeito anuncia retorno gradual de serviços de saúde em Santos

Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) disse que policlínicas e unidades especializadas vão voltar a funcionar a partir desta segunda-feira (15)

Por: Sheila Almeida  -  15/06/20  -  02:20
Atualizado em 15/06/20 - 02:38
Policlínica será reaberta a partir das 7h da próxima segunda-feira (25)
Policlínica será reaberta a partir das 7h da próxima segunda-feira (25)   Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos

Os atendimentos eletivos (não urgentes) de saúde de Santos vão voltar a funcionar parcialmente a partir desta segunda-feira (15). O anúncio foi feito pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), neste domingo (14), numa live pelas redes sociais.


Policlínicas e unidades especializadas como o Centro de Controle das Doenças Infectocontagiosas e os Ambulatórios de Especialidades (Ambesp) retornarão com as consultas agendadas através da Central de Agendamentos (pelo telefone 0800-9425055), em meio período, em 50% de suas capacidades, As rotinas de testes contra o novo coronavírus passarão a acontecer só à tarde, como medida de prevenção de risco de contágio. 
Com isso, as 32 policlínicas da Cidade passarão a funcionar das 7h às 12h, com atendimento prioritário a hipertensos, diabeticos e crianças de até 2 anos.


Exames laboratoriais de sangue e urina também voltam a ser colhidos e as consultas e exames de gestantes e recém nascidos de risco também voltarão a ser feitos nas unidades de saúde, assim como as avaliações de casos de urgência, vacinações e entrega de medicamentos.
Para ampliar a cobertura vacinal contra diversas doenças, agentes comunitários do Município farão busca ativa nas residências e os agentes de endemias vão reforçar vistorias preventivas de combate a dengue.


O prefeito ressaltou que a novidade pode sofrer alterações, de acordo com o comportamento da população, medido através dos números da doença. “Essa retomada da saúde é com responsabilidade. Sabemos que se os indicadores se alterarem, teremos uma mudança nos atendimentos”.


Funcionalismo


Nesta segunda-feira (15) deve ser publicado um decreto que vai explanar sobre as regras de retorno dos servidores públicos ao trabalho. o que deve acontecer a partir de quarta-feira. Só quem está no grupo de risco ou afastado vai seguir em home office.


Para as atividades não essenciais haverá escala de revezamento. O objetivo da prefeitura é conseguir o funcionamento diário de todas as atividades, com 30% da capacidade.


Logo A Tribuna
Newsletter