Praticar cortesia e gentileza traz benefícios à saúde mental e ao ambiente

Em sua 19ª edição, projeto 'Pratique a Cortesia' estimula o hábito há 41 anos em Santos

Por: Marcela Ferreira  -  27/02/20  -  00:02
Projeto 'Pratique a Cortesia' estimula o hábito há 41 anos em Santos
Projeto 'Pratique a Cortesia' estimula o hábito há 41 anos em Santos   Foto: Imagem ilustrativa/Tani Eisenstein/Unsplash

Em busca de levar o melhor atendimento a seus clientes, o comerciante Hélio Cesário Cardoso criou, em 1979, o projeto ‘Pratique a Cortesia’. Há 41 anos, seu foco era recompensar os funcionários que melhor tratassem seus clientes. Hoje, o projeto tomou proporções maiores e virou uma campanha que busca atingir a todos os públicos, com o lema ‘Abra um sorriso. Dê um abraço!’


“Eu tinha uma loja, uma empresa muito grande, e eu notava que, no dia a dia, no relacionamento com os clientes, havia muitas reclamações e alguns aborrecimentos muito grandes. Então, eu resolvi instituir um prêmio entre os vendedores, o ‘Pratique a Cortesia’”, lembra o fundador do projeto.


“Na época, ele começou como ‘Semana da Cortesia’, e premiamos, por meio de uma pesquisa, os vendedores que foram mais habilidosos e compreensivos com os clientes. O sucesso foi tão grande que nós resolvemos estender para toda a comunidade, e daí nasceu o ‘Pratique a Cortesia’, que está até hoje dando a sua sementinha na evolução dentro de nossa comunidade”, orgulha-se.


Projeto 'Pratique a Cortesia 2020' terá ação em escolas municipais de Santos
Projeto 'Pratique a Cortesia 2020' terá ação em escolas municipais de Santos   Foto: Divulgação

Neste ano, o ‘Pratique a Cortesia’ fará ações com influenciadores, além de promover, em escolas municipais de Santos, um concurso de desenho, poesia e redação entre alunos do 4º ao 9º ano. A premiação será de um vale-jantar aos professores e um tablet para o aluno.


Gentileza gera bem-estar


A psicóloga Marcia Atik revela que a prática da cortesia e da gentileza é capaz de gerar um bem-estar emocional e psicológico para quem é adepto. “A pertinência desse assunto nos dias de hoje é muito grande. A gentileza das pessoas acaba nos afetando positivamente ou negativamente, tanto nas relações quanto emocionalmente”, diz.


Mas, será que gentileza sempre gera gentileza? Para Marcia, sim. Mas é preciso repetir o comportamento. “É necessário repetir para que você toque a alma do outro. Se você é um espelho positivo, você vai ser sempre procurado. Você pode tratar com gentileza uma pessoa rabugenta, mal humorada, brusca, e vai chegar um momento que ela vai perceber a dissonância do comportamento dela com o seu. Faz parte da nossa natureza querer ajudar ou transformar o outro de forma positiva. Ser gentil é sempre a melhor solução”, explica.


A positividade é fundamental nesse processo. “É preciso fazer esse exercício contínuo de ter uma positividade no pensamento, nas ações, e isso vem em nosso próprio benefício. Um ambiente gentil, leve e cuidadoso causa bem-estar. Quem de nós nunca sentiu um ambiente pesado? São rancores, dores, raivas que as pessoas guardam e transmitem, inclusive no olhar, no toque, e até em uma resposta banal como um sim ou não. Portanto, estar em um ambiente em que a leveza seja a tônica vai refletir em um benefício pessoal, sem dúvida”, finaliza.


Logo A Tribuna
Newsletter