Poupatempo de Santos reabre com longas filas, confusão e desinformação

Usuários relatam falhas no site do serviço público e desorganização no primeiro dia de reativação do posto

Por: Por ATribuna.com.br  -  19/08/20  -  15:08
Fila quilométrica e falta de informação marcou a reabertura do Poupatempo, em Santos
Fila quilométrica e falta de informação marcou a reabertura do Poupatempo, em Santos   Foto: Alexsander Ferraz/AT

A aglomeração de dezenas de pessoas, sem respeito ao distanciamento social, marcou a reabertura do Poupatempo, no Centro de Santos, na manhã desta quarta-feira (19). A enorme fila se formou antes mesmo da abertura das portas do posto santista, que só passou a atender os primeiros cidadãos que garantiram agendamento prévio após as 9h30.


Falta de informação sobre quais atividades necessitam de atendimento presencial a falhas para agendamento dos serviços foram as principais críticas de quem buscou o departamento público, nesta manhã. Por conta da confusão, a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal foram acionadas para 'acalmar' os ânimos e organizar as filas. Funcionários da unidade organizaram, as pressas, duas filas: uma para quem tinha agendamento e outra para aqueles que não conseguiram marcar horário e dia de atendimento.


As unidades de Santos e de Guarujá foram as primeiras da Baixada Santista a terem o atendimento presencial retomado na fase inicial de reativação dos serviços. Elas estavam fechadas desde o dia 24 de março, por força de um decreto estadual que suspendeu serviços não essenciais durante a pandemia do coronavírus.


A reabertura das unidades foi determinada na semana passada e seguirá as diretrizes do Plano São Paulo, com a flexibilização permitida apenas a cidades que estiverem nas fases laranja e amarela (situação atual da Baixada Santista) e com fluxo de pessoas equivalente a 30% da capacidade de cada unidade.


Porém, essa limitação não foi vista na manhã desta quarta-feira (19). Uma longa fila se formou na porta do espaço momentos antes de ter o atendimento retomado. O distanciamento mínimo não foi respeitado e também não havia marcações no solo com o devido espaçamento.


Contudo, a maioria dos usuários que buscou o posto santista não conseguiu agendamento prévio, como estimava o protocolo de reativação desses espaços para garantir a segurança da população e colaboradores destes departamentos.


Esse foi o caso do estivador Valdemar do Amor Divino Oliveira, de 55 anos. Ele saiu do Bom Retiro, na Zona Noroeste da cidade, na tentativa de resolver um débito com a prefeitura. “No site (do Poupatempo) não tem como agendar esse serviço. Tenho medo dessa dívida de IPTU cresça e não consiga pagar”.


Oliveira relata ainda desorganização na retomada dos trabalhos. “Já peguei duas filas. E depois de quase uma hora esperando fui avisado que estava no lugar errado, pois ali seria apenas para quem fez o agendamento. Agora, resta esperar, mas creio que vou perder o dia todo”.


Situação parecida enfrentou o segurança particular Eduardo Ferreira da Cruz, 40 anos. Ele busca, desde o começo da pandemia, emitir a segunda via do RG. “Tentei pelo site (do Poupatempo), nos serviços de telefonia e não tive sucesso. Impossível ficar sem documentos e tenho que andar com o Boletim de Ocorrência (de extravio do documento) para não ter problema. Mas isso é provisório e não dá para ficar assim para sempre”, desabafa o morador do bairro Paquetá.


Pessoas se aglomeraram na porta de entrada do Poupatempo nesta quarta-feira
Pessoas se aglomeraram na porta de entrada do Poupatempo nesta quarta-feira   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Retomada


As unidades do Poupatempo de Santos e de Guarujá iniciam, nesta quarta-feira (19), a reabertura gradual para atendimentos presenciais, suspensos devido à pandemia do coronavírus. Já os postos de São Vicente e Praia Grande terão as atividades retomadas a partir de dia 26 de agosto. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 13h.


Serviços como primeira emissão de CNH e expedição de RG terão prioridades, conforme protocolo para a garantir a segurança da população e colaboradores destes departamentos. Para marcar dia e horário para ser atendido, além de consultar informações, endereços e horários de funcionamento dos postos, basta acessar o site.


De acordo com o Estado, serão adotadas medidas de controle de acesso, distanciamento social e um rígido protocolo sanitário. Para evitar aglomerações, uma grade inteligente para o agendamento de data e horário foi desenvolvida, exclusivamente para serviços que não podem ser realizados de forma remota.


Procurada pela reportagem para comentar os episódios que marcaram o primeiro dia de retomada dos serviços, a direção do Poupatempo não se posicionou até a publicação dessa matéria.


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