Ponto de encontro de universitários, Vira Copos encerra as atividades em Santos

Localizado no Boqueirão, bar anunciou fim das operações neste sábado (2). Em conversa com ATribuna.com.br, proprietário cita problemas durante a pandemia

Por: Cássio Lyra  -  03/01/21  -  10:10
O Vira Copos Bar completou dez anos em outubro do ano passado
O Vira Copos Bar completou dez anos em outubro do ano passado   Foto: Divulgação

Ponto de encontro das principais universidades de Santos, o Vira Copos Bar anunciou o encerramento das atividades neste sábado (2), em uma postagem nas redes sociais do estabelecimento. O motivo: pandemia da Covid-19, que resultou na baixa procura de clientes.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Em outubro do ano passado, o Vira Copos celebrou dez anos de existência. Pouco mais de um mês depois, o local anunciou o fim das atividades.


ATribuna.com.br conversou com Flávio de Oliveira Santos, administrador e proprietário do bar. Ele admitiu as dificuldades de operar o local durante o período de quarentena e que o bar não suportou nem mesmo com as fases do Plano São Paulo.


"Eu comecei a pensar em encerrar em agosto. Mas em setembro tivemos uma melhora, com as fases do Estado, e a prefeitura se dispôs a ajudar o comércio da cidade. Só que depois das eleições, voltaram as restrições do Estado. Isso foi a gota d'água", disse.


Aberto em outubro de 2010, virando um ponto de encontro de universitários, devido a proximidade do bar com as instituições, a demanda da clientela estudantil praticamente zerou durante a quarentena, uma vez que as aulas presenciais não aconteceram desde o início da pandemia.


"Foi muito complicado. Era nosso maior foco, nossa maior concentração de clientes eram os estudantes, que apareciam depois da aula, até mesmo nos intervalos. Eles não indo pra aula, consequentemente também não estavam vindo muito para cá", comentou Flávio.


Até o fechamento dos comércios com o início da pandemia, no fim do mês de março, o Vira Copos contava com nove funcionários. Após a reabertura em julho até o encerramento das atividades, o local permaneceu com somente dois. Flávio, inclusive, vestiu o capacete para fazer entregas via delivery pela cidade.


Denúncias e reclamações


Flávio afirmou que, nos últimos meses, o Vira Copos sofreu com denúncias anônimas vindas de moradores do Boqueirão. Por muitas vezes, equipes da Guarda Municipal e até da Polícia Militar compareceram ao local por conta de reclamações.


"É algo muito desconfortável para quem está dentro do bar. Recebemos várias denúncias, e todas elas não faziam sentido algum. Falavam que estavámos fazendo barulho, com aglomeração, e isso não é verdade. Podia atender no máximo 60 pessoas, sentadas. Nunca fizemos aglomeração. Os fiscais estão certo quando são acionados, mas nunca comprovaram nada quando chegaram no local", diz.


O bar


Localizado no número 607 da Avenida Conselheiro Nébias, na esquina com a Rua Estácio Corrêa, no Boqueirão, o Vira Copos foi inaugurado como uma nova opção de entetenimento e um ponto de encontro de jovens estudantes das principais universidades de Santos.


Ao longo dos dez anos, o Vira Copos passou por melhorias, reformas, maior acessibilidade, e se transformou em dos locais mais procurados para se assistir futebol ao vivo, e principais eventos esportivos.


No cardápio, opções seletas. Com preços acessíveis, o 'Vira', como era popularmente chamado pela clientela, sempre tinha muitas novidades, principalmente entre as promoções de drinks, diferente a cada noite, além das porções que serviam muito bem.


Vira Copos Bar, em Santos, encerrou suas atividades
Vira Copos Bar, em Santos, encerrou suas atividades   Foto: Divulgação

Logo A Tribuna
Newsletter