Ponte sobre o Rio São Jorge, na entrada de Santos, ficará pronta em setembro

Prefeito Paulo Alexandre Barbosa vistoriou as obras da estrutura que vai ligar a Zona Noroeste à Via Anchieta

Por: Rosana Rife  -  23/04/20  -  01:08
Atualizado em 23/04/20 - 01:13
Ponte sobre o Rio São Jorge ficará pronta no mês de setembro
Ponte sobre o Rio São Jorge ficará pronta no mês de setembro   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Uma importante etapa do programa Nova Entrada de Santos ficará pronta em setembro: a ponte sobre o Rio São Jorge, que ligará a Zona Noroeste à Via Anchieta. No canteiro de obras, cerca de 280 operários não param o trabalho para que o cronograma seja respeitado. Nesta quarta-feira (22), o prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) esteve no local para vistoriar o andamento do serviço.


A ponte terá 1.200 metros de extensão (750 m de pista sentido Anchieta/Zona Noroeste e 450 m de pista sentido Zona Noroeste/Anchieta), interligando um trecho da Via Anchieta à nova Avenida Beira-Mar.


“É uma das obras mais importantes no conjunto de intervenções da entrada da cidade, porque vai estabelecer uma conexão direta entre a Zona Noroeste e o Sistema Anchieta-Imigrantes [SAI], desafogando o trânsito na Avenida Nossa Senhora de Fátima e garantindo mobilidade e qualidade de vida à população”, resume o prefeito.


Detalhes


Durante a inspeção, foram colocadas na ponte oito vigas de 20 metros de comprimento e 40 toneladas cada. Para a execução do serviço, foram utilizados dois guindastes de grande porte para tirá-las do chão e encaixá-las sobre as vigas travessas já fincadas no trecho.


“São vigas pré-moldadas. Elas são feitas no chão, depois içadas e colocadas em cima dos apoios”, explica o gestor do programa Nova Entrada de Santos, Wagner Ramos.


No canteiro de obras, há três pátios de fabricação do material. No total, serão fabricadas 211 vigas e 151 já estão prontas, representando 72% do trabalho concluído.


“Essa obra é importantíssima, porque criará um novo acesso a Santos. Quem vier de São Paulo e quiser ir para a Zona Noroeste poderá utilizá-lo para fazer a conexão. Não dependerá do acesso pelo Centro, utilizando a Avenida Martins Fontes”, acrescenta Ramos.


Trabalhos têm ritmo intenso na Nova Cintra


Os trabalhos da 5ª etapa do programa Nova Entrada de Santos seguem em ritmo intenso. O foco, agora, é a Avenida Santista, no trecho da Praça Guadalajara, no Morro da Nova Cintra, que recebe ampliação na rede de drenagem, além de pavimentação, novos passeios e outras intervenções.


O serviço também passou por avaliação do prefeito Paulo Alexandre Barbosa. Segundo ele, o município está priorizando os corredores de acesso à entrada da cidade. “Os morros são um grande corredor de acesso. São mais de 8 km de vias pavimentadas e drenagem. A Praça Guadalajara também terá nova iluminação”.


Drenagem


De acordo com o gestor do programa Nova entrada de Santos, Wagner Ramos, as obras de drenagem no Morro da Nova Cintra auxiliarão no escoamento da água nas ruas Torquato Dias e Moisés de Freitas. “Tivemos de fazer o contorno da praça, porque há um bloco rochoso embaixo dela e a obra ficaria mais cara. Estamos fazendo uma drenagem que circunda a via”. Os trabalhos devem ficar prontos em 60 dias.


Estrutura vai ligar a Via Anchieta à Zona Noroeste de Santos
Estrutura vai ligar a Via Anchieta à Zona Noroeste de Santos   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Logo A Tribuna
Newsletter