Ponta da Praia ganha silhueta nova

Bairro passa a ter mais lazer e vira ponto turístico e de entretenimento

Por: Da Redação  -  27/01/20  -  00:03
Este será o oitavo mutirão realizado em Santos neste ano. Nas ações anteriores, 418 focos com larvas
Este será o oitavo mutirão realizado em Santos neste ano. Nas ações anteriores, 418 focos com larvas   Foto: ( Carlos Nogueira)

Lugar para apreciar o pôr do sol, olhar o mar, contemplar os navios, passear pelo calçadão ou comprar e comer um bom peixe. Sempre foi dessa forma que os santistas viram a Ponta da Praia. Mas, de dezembro para cá, a procura pelo bairro aumentou de forma significativa, puxada por uma série de intervenções urbanísticas e de lazer, o projeto Nova Ponta da Praia, que vem dando outra cara e, claro, com muito mais gente circulando pelo trecho em frente aos tradicionais clubes.


Foram repavimentados cinco quilômetros das pistas da Avenida Saldanha da Gama e também houve a ampliação do calçadão, com mais espaço para ciclovias, bancos, áreas de lazer e uma espécie de arquibancada, bem em frente ao Museu de Pesca, para aquele momento de descanso e acompanhar bem de perto a movimentação marítima.


Mas ninguém duvida que o maior atrativo tem sido a fonte interativa, um grande sucesso entre as crianças. São 24 bicos de LED, que soltam a água a um metro de altura. À noite, o visual é ainda mais agradável. Até o fim, mais quatro equipamentos parecidos serão instalados na Praça Luiz La Scala (em frente ao Aquário), Lagoa da Saudade (Morro Nova Cintra), Jardim Botânico Chico Mendes (Bom Retiro) e Parque Municipal Roberto Mário Santini (José Menino).


“A intenção foi retomar, por meio do redesenho urbano, o olhar das pessoas para a Ponta da Praia. O bairro sempre teve vocação náutica, mas não acomodava com conforto os pedestres. Foram criados os espaços de permanência para ele deixar de ser um lugar de passagem”, explica o gestor do projeto Nova Ponta da Praia, Glaucus Farinello.


Mercado de Peixes e Centro de Convenções saem neste ano


Além das obras de reurbanização, a Cidade terá, ainda no primeiro semestre deste ano, um novo Mercado de Peixes e um centro de convenções na região. As obras estão sendo realizadas pela iniciativa privada, por meio de compensação exigida por lei municipal.


Em área de 1,7 mil metros quadrados na Avenida Mário Covas e quase em frente ao local atual, o Mercado irá abrigar 20 boxes, cinco a mais que hoje, e outro para temperos. Com ambiente climatizado, já estará disponível para compra de pescados antes da Semana Santa.


O centro de convenções, em frente à saída da balsa, será entregue em outubro. Mesmo sendo construído com recursos privados, os equipamentos passarão a ser públicos.


No caso do espaço de eventos, a Administração Municipal deverá concedê-lo para gestão de empresa especializada. Junto com as obras físicas, também houve melhoria no acesso às balsas rumo ao Guarujá, tanto para embarque quanto desembarque.


Logo A Tribuna
Newsletter