Piora na média móvel por Covid-19 tem a ver com comportamento irresponsável, dizem especialistas

Nos últimos sete dias, a média móvel em Santos mais que dobrou, chegando a 3,6 óbitos por dia

Por: Nathália de Alcantara  -  22/09/20  -  09:13
A média móvel de mortes por covid-19 nos últimos sete dias na Cidade mais que dobrou
A média móvel de mortes por covid-19 nos últimos sete dias na Cidade mais que dobrou   Foto: Matheus Tagé/AT

O boom no número de mortes e casos de coronavírus em Santos está diretamente ligado ao comportamento irresponsável das pessoas nos últimos dias. Essa é a avaliação de especialistas em Saúde ouvidos por ATribuna.com.br.


A média móvel de mortes por covid-19 nos últimos sete dias na Cidade mais que dobrou, chegando a 3,6 óbitos por dia. O levantamento feito pelo economista Mario Esteves leva em conta o período de 14 a 20 de setembro e representa alta de 157,1%. Nos sete dias entre 7 e 13 de setembro, a média de mortes foi de 1,4 por dia.


A quantidade de casos confirmados registrados também teve aumento na média móvel de sete dias em Santos, de 29 para 60 confirmações por dia, crescimento de 106,9% se comparados os dois períodos.


Para o infectologista Eduardo Santana, a sensação de que a pandemia havia passado fez com o que a situação voltasse a piorar.


“Já acompanhamos isso em outros lugares, como na Europa, e não aprendemos nada. São praias e bares cheios, ruas com pessoas sem máscara e isso tudo tem uma consequência. Os números mostram isso”.


Quem concorda com ele é o também infectologista Eduardo Sampaio. O especialista explica que os números ainda podem piorar caso as pessoas não melhorem o comportamento.


“Outro ponto que deve ser levado em conta é que os contaminados no feriado ainda podem apresentar sintomas. E não sabemos como essas pessoas vão reagir. Muitas podem ficar bem, mas também deve macontecer internações e mortes”.


Logo A Tribuna
Newsletter