Pedido para mudar nome de avenida na Ponta da Praia, em Santos, é arquivado

Rui de Rosis havia solicitado estudo de viabilidade para alterar o nome da Avenida Almirante Saldanha da Gama para Avenida Armênio Mendes

Por: Sandro Thadeu & Da Redação &  -  16/02/20  -  16:05
Embarque preferencial para a Travessia Santos-Guarujá sofre alterações
Embarque preferencial para a Travessia Santos-Guarujá sofre alterações   Foto: Divulgação/ Prefeitura de Santos

Na sessão da última segunda-feira (10), o presidente da Câmara de Santos, Rui De Rosis (MDB), pediu o arquivamento do requerimento, de sua autoria, que solicitava à Prefeitura um estudo de viabilidade para alterar o nome da Avenida Almirante Saldanha da Gama, no bairro da Ponta da Praia, para Avenida Armênio Mendes.


A ideia do parlamentar era prestar uma homenagem ao empresário que se destacou na área da construção civil e ex-cônsul honorário de Portugal em Santos, falecido em 2017.


A sugestão apresentada à Prefeitura gerou muita repercussão nas redes sociais e foi alvo de críticas. De Rosis admitiu à Reportagem nesta semana que não tinha conhecimento da Lei Complementar 390/2000, que regulamenta a mudança do nome de locais públicos no Município. Essa legislação, elaborada pela ex-vereadora Cassandra Maroni Nunes (PT), prevê que a alteração da denominação de logradouros, como essa via, precisa ter o aval de, no mínimo, dois terços dos eleitores da Cidade. 


Em 2017, o parlamentar Braz Antunes (PSD) solicitou que a Administração fizesse um estudo para que um próprio municipal pudesse receber o nome do empresário. No mesmo ano, Ademir Pestana (PSDB) sugeriu que o conjunto de viadutos que está sendo construído na entrada da Cidade (pela Via Anchieta) seja denominado “Complexo Viário Armênio Mendes”.


Em setembro do ano passado, o vereador Antônio Carlos Banha Joaquim (MDB) propôs ao Executivo que a Rua Guaiaó, no trecho entre as ruas Pirajá da Silva e Alexandre Martins, no bairro Aparecida, levasse o nome do português.


Logo A Tribuna
Newsletter