Parque Tecnológico de Santos é entregue com promessa de incluir a região entre as gigantes do setor

O espaço, que fica na esquina das ruas da Constituição e Henrique Porchat, na Vila Nova, foi oficialmente inaugurado nesta sexta-feira (9)

Por: Por ATribuna.com.br  -  09/10/20  -  17:37
O empreendimento visa estimular a cooperação entre universidades e empresas
O empreendimento visa estimular a cooperação entre universidades e empresas   Foto: Carlos Nogueira/AT

Promessa de incluir a região na mira dos titãs mundiais da inovação e acelerar o (ainda tímido) segmento de startups local, a sede da Fundação Parque Tecnológico de Santos (FPTS) abre suas portas. O espaço, que fica na esquina das ruas da Constituição e Henrique Porchat, na Vila Nova, foi oficialmente inaugurado nesta sexta-feira (9). 


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A entrega do equipamento colocou fim a uma série de datas previstas para a inauguração do espaço. Ocupando um edifício de sete andares, e 7,2 mil metros quadrados de área construída, foi projetado para promover pesquisa de desenvolvimento e inovação de processos industriais e desenvolvimento de novas práticas de serviços.


O empreendimento tem por objetivo estimular a cooperação entre instituições de pesquisa, universidades e empresas. A expectativa é que o espaço tenha condições para transformar a região num dos principais polos, posicionado entre os maiores eixos tecnológicos do Brasil.  


Apesar de um certo atraso em relação aos investimentos feitos em Campinas, Rio de Janeiro e Florianópolis – as três referências de inovação no País –, um conjunto de fatores locais que podem transformar Santos numa espécie de o Vale do Silício caiçara. Formação de mão de obra e universidades de excelência são os pontos destacadas para essa possível transformação. 


O que é? 


Parque tecnológico é uma concentração geográfica de empresas, instituições de ensino, incubadoras de negócios, centros de pesquisa e laboratórios que criam um ambiente favorável à inovação tecnológica. Tem por objetivo promover ciência, tecnologia e empreendedorismo, visando ao desenvolvimento competitivo e saudável das instituições vinculadas.  


Como fazer parte?  


A forma mais comum de ingresso se dá por meio das incubadoras ou aceleradoras de negócios. Para isso, é firmado um termo de cooperação técnica. Após o período de incubação, a permanência da empresa dentro do parque é mais fácil. Já as grandes empresas do setor têm o ingresso facilitado, pois são ‘chamariz’ para a desenvolvimento do parque. 


Incubadora 


A finalidade da incubadora é apoiar empreendedores, propiciando ambiente e condições para criação e/ou funcionamento de empresas de base tecnológica. São oferecidas assessorias nas diversas áreas de gestão, espaço físico, sede e serviços de infraestrutura física e administrativa, em regime de uso compartilhado. 


Logo A Tribuna
Newsletter