Pacientes de câncer de mama têm ônibus grátis em Santos

Medida vale a partir desta quarta-feira (2) na Cidade e faz parte do início da campanha Outubro Rosa

Por: Sheila Almeida & Da Redação &  -  02/10/19  -  23:10
Mulheres poderão fazer mamografia em caminhão estacionado, até 30 de dezembro, diante da Prefeitura
Mulheres poderão fazer mamografia em caminhão estacionado, até 30 de dezembro, diante da Prefeitura   Foto: Alexsander Ferraz/ AT

Mulheres em tratamento do câncer de mama, mesmo na fase de fisioterapia, psicoterapia ou nutrição, terão, a partir desta quarta-feira (2), gratuidade no transporte público municipal de Santos. A Lei 3.603 foi sancionada nesta terça-feira (1) pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) na abertura da campanha Outubro Rosa, na Prefeitura.  


O projeto de lei partiu do Executivo, após audiências públicas convocadas pela vereadora Audrey Kleys (PP). Segundo ela, a ideia surgiu das discussões. O texto da proposta foi escrito pela procuradora-geral do Município, Renata Arraes, que esteve nas audiências.  


Para não pagar passagem, as pacientes devem ligar 0800-771-9194 e teclar a opção 2, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Será possível agendar visita à Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), levando laudo médico.  


A presidente do Instituto Neo Mama, Gilze Francisco, acompanhou a elaboração do projeto e ressaltou, em discurso, que não se pode fechar os olhos para uma doença que atinge 60 mil brasileiras ao ano.  


“É muito difícil a gente perder mulheres para uma doença que, com diagnóstico precoce, poderia ser minimizada”, diz. 


Caminhão de mamografias 


Também nesta terça-feira (1), anunciaram-se atividades da campanha Outubro Rosa. Entre elas, a permanência de uma Unidade Móvel de Mamografia até 30 de dezembro. Neste período, um caminhão ficará de frente para a Prefeitura, no Centro. 


Até lá, o Município definirá se o veículo se deslocará para outros bairros, como explica Eduardo Ribeiro, diretor de Responsabilidade Social do Hospital Alemão Oswaldo Cruz – que cedeu o serviço sem custos.  


“A perspectiva é realizar até 21 exames por dia, de segunda a sexta-feira, para mulheres na faixa etária dos 50 aos 69 anos, que é a idade do rastreamento para diagnóstico precoce de câncer de mama. Nessa faixa, não há necessidade de pedido médico”, explica.  


Os exames serão feitos sem agendamento, das 9 às 12 horas, em mulheres de qualquer cidade. Basta levar documento com foto, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de endereço, para que o resultado do exame seja enviado após dez dias à unidade de saúde mais próxima da paciente.  


Das 13 às 16 horas o atendimento será para pacientes agendadas pela Prefeitura de Santos, se houver. 


Atendimento  


O secretário de Saúde de Santos, Fábio Ferraz, comentou que, no ano passado, a Cidade fez, em média, 1.200 mamografias ao mês. Por isso, não há fila de espera na Cidade para esse serviço.  


O prefeito Paulo Alexandre Barbosa ressaltou que “quatro dos seis primeiros atendimentos que fizemos na carreta são, justamente, de fora da cidade de Santos. Isso mostra a necessidade e a demanda reprimida”.


Mais cidades  


>Bertioga 


Nos dias 5, 6 e 7, a partir das 9h, a Carreta da Mamografia realizará exames em mulheres acima de 35 anos nos bairros Boraceia, Chácaras e Centro. Também haverá palestras de conscientização sobre a doença pela Cidade. Informações pelo telefone 3317-1397. 


>Guarujá 


Sábado (5), a partir das 9h, na Praça Horácio Lafer (Av. Miguel Stéfano, s/nº, Enseada), haverá música, palestra, orientação, serviços de saúde como aferição de pressão arterial, testes de sífilis e HIV, aulas de capoeira, dança, pintura de rosto e brincadeiras. 


>Peruíbe 


Faz, nos dias 5 e 19, exames agendados, roda de conversa e maquiagem para as pacientes no AME, na Rua Profª Teresinha Rodrigues Kalil, 2056/2196, no Centro), das 8 às 16h. 


>São Vicente 


No dia 19, haverá corte de cabelo para doação, oficinas, orientação, encaminhamento de saúde e apresentações culturais, das 10 às 15h, na Praça Coronel Lopes, no Centro. No dia 31, das 9 às 13h, a atividade é na Subprefeitura da Área Continental (Avenida Dep. Ulisses Guimarães, 211, Jd. Rio Branco). 


Cubatão, Itanhaém, Mongaguá e Praia Grande terão atividades, mas ainda não definiram agenda 


Dia D: Sábado 


No sábado, Santos fará o Dia D do Outubro Rosa, abrindo as 31 policlínicas, das 9 às 17h, para agendamento e exames de mamografia e coleta de papanicolau (exame preventivo do câncer de colo do útero). Fará também oficinas de autoexame e orientações. No dia 20, haverá a 10ª Caminhada e a 5ª Remada Rosa, com saída às 10h do Aquário Municipal. 


Logo A Tribuna
Newsletter