Orla da Ponta da Praia, em Santos, terá quase o dobro de árvores

Segundo prefeitura, calçadas quebradas por conta de raízes serão arrumadas e espécies serão substituídas por guanandis

Por: De A Tribuna On-line  -  24/10/19  -  13:35
Trecho receberá mais de 450 Chapéus-de-sol, quaresmeiras, ipês e guanandis
Trecho receberá mais de 450 Chapéus-de-sol, quaresmeiras, ipês e guanandis   Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos

Trecho da Avenida Almirante Saldanha da Gama, na Ponta da Praia, em Santos, receberá mais de 450 Chapéus-de-sol, quaresmeiras, ipês e guanandis, que serão plantados pela prefeitura. Atualmente há 250 árvores no local, que passa por obras de revitalização. Segundo ainda a administração municipal, postes com iluminação de led serão instalados no local.


Problema com as raízes que acabavam quebrando calçadas não devem mais ocorrer no local, que recebe o plantio de novas espécies. A espécie ‘substituta’ será o guanandi, que não tem raízes superficiais.


As espécies antigas eram plantadas dentro de tubos de concreto, acreditando-se que as raízes cresceriam para baixo, o que não aconteceu, além de provocar doenças nas antigas árvores. Alguns chapéus-de-sol, uma planta asiática, estavam tomados pelo parasita conhecido como erva de passarinho.


De acordo com o gestor do projeto, Glaucus Farinello, no primeiro trecho que recebe obras havia 16 árvores. Ao final das obras, serão 29.


O processo incluiu ainda renivelar a calçada no segundo trecho de obras, onde as ressacas causavam problemas às árvores. “A água formava uma ilha de água salgada no pé das plantas, comprometendo o crescimento delas ao longo dos anos. As travessias de pedestres têm canteiros que receberão ipês ou paineiras.

A calçada do lado dos prédios também será contemplada, ganhando 80 quaresmeiras, outra espécie nativa. No canteiro central, as palmeiras e coqueiros foram redistribuídos e outras palmeiras foram plantadas. Na calçada do lado da praia, há vários canteiros verdes.


Logo A Tribuna
Newsletter