Novo corredor gastronômico de Santos ganha vida em março

Prefeitura afirma que ações burocráticas para remodelação da Rua Tolentino Filgueiras, no Gonzaga, já tiveram início

Por: Por ATribuna.com.br  -  28/02/20  -  19:35
Via terá identidade visual exclusiva, com novas estruturas urbanas
Via terá identidade visual exclusiva, com novas estruturas urbanas   Foto: Silvio Luiz/AT

A remodelação do corredor gastronômico de Santos começa a ganhar vida na primeira semana de março. A expectativa do Poder Público é dar início ao projeto de repaginação da Rua Tolentino Filgueiras, entre as avenidas Washington Luís e Ana Costa, no Gonzaga, a partir de segunda-feira (2). A conclusão dos trabalhos é esperada em até 120 dias.


Com promessa de fomento ao turismo local, a obra anima comerciantes que participaram da elaboração da reforma. Os prazos foram informados pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB). “A obra já começou, pois estamos com o detalhamento do [projeto] executivo, entrando em contato com as concessionárias [água, luz, gás]", garante o mandatário santista.


Segundo o projeto, a via ganhará uma identidade visual exclusiva, com novas estruturas urbanas, espaços para lazer, convivência e sistema de iluminação pública. Ao custo aproximado de R$ 2 milhões, a reforma está amparada em um Termo de Responsabilidade de Implantação de Medidas Mitigadoras ou Compensatórias (Trimmc), em função de um novo terminal portuário na Ilha Barnabé.


O convênio também viabilizou a reforma do Outeiro de Santa Catarina e uma nova escola no Caruara. Barbosa explica que houve uma preocupação com o aspecto de decoração e estética da via. “Vai ser uma obra no mesmo padrão da [Nova] Ponta da Praia, com mobiliário urbano próprio para ter um espaço mais atrativo”. 


Sob a coordenação do arquiteto da prefeitura, Glaucus Farinello – responsável pelas intervenções na Ponta da Praia –, o projeto inclui detalhes urbanísticos exclusivos. Além da identidade visual no mobiliário, o cruzamento com a Rua José Caballero terá faixas de pedestres posicionadas no mesmo nível das calçadas, tornando necessária a redução da velocidade dos veículos. 


A remodelação recebeu contribuições de comerciantes e moradores da via. Barbosa destaca o potencial econômico da intervenção no corredor comercial. “Santos é uma cidade turística e criativa. A gastronomia é um dos eixos da economia criativa. A ideia é potenciar esse roteiro gastronômico da cidade, estimular a visitação do turista e apropriação dos espaços pelo santista”. 


A repaginação da via é complementar à classificação do espaço como Rua Gastronômica, amparada pela Lei Municipal 3.417 de 2018. De autoria do vereador José Teixeira Filho, o Zequinha Teixeira (PSD), a proposta também prevê atividades culturais e artísticas no local. A presidente da comissão de Comerciantes da Tolentino, Vivian Brum Cantarelli, destaca que a legislação possibilita a atração de uma agenda de eventos culturais e artístico no corredor.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter