Nove de cada 10 leitos de hotéis em Santos estão ocupados, diz secretaria

Levantamento do Poder Público indica taxa de reserva 6% superior ao carnaval passado

Por: Eduardo Brandão  -  22/02/20  -  10:06
O idealizado fim da taxa de foro e do laudêmio continua em pauta na cidade de Santos
O idealizado fim da taxa de foro e do laudêmio continua em pauta na cidade de Santos   Foto: Carlos Nogueira/AT

A previsão de um fim de semana chuvoso em nada deve desanimar os foliões em direção às praias da região. Ao menos nove de cada dez leitos da rede hoteleira santista estão reservados para este sábado (22) e domingo (23). O índice supera em 6% o verificado no ano passado, informa uma pesquisa interna da Secretaria Municipal de Turismo. A taxa cai para 70% para os demais dias do feriadão.


Os números fazem parte de um levantamento da pasta santista, obtido por ATribuna.com.br, com base em 16 hotéis da cidade – o que totaliza 1.965 leitos.


Conforme o levantamento, em oito estabelecimentos de Santos, a ocupação supera a marca de 92%. “A elevada taxa de reservas nos hotéis confirma a atratividade de Santos, com sua variada oferta de equipamentos turísticos e eventos para todas as faixas etárias”, diz o secretário de Turismo, Odair Gonzalez.


Conforme estimativa da Ecovias – concessionária do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI) – até 550 mil veículos devem se dirigir às praias da Baixada Santista no carnaval. A quantidade representa 23% do fluxo de turistas que devem passar pelas rodovias de acesso à Região Metropolitana de São Paulo, conforme dados da Agência de Transporte do Estado (Artesp). O órgão fala em mais de 2,4 milhões de veículos nas estradas paulistas.


Do total aguardado à região, Gonzalez estima que ao menos 108 mil veículos terão Santos como destino – o que representa cerca de 300 mil pessoas no município. “A cidade atrai o visitante não apenas por sua praia, mas por suas condições de segurança, seu patrimônio, história, gastronomia”, diz.


Região


A taxa apurada pelo Poder Público é um pouco mais otimista que os dados da pesquisa feita pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e Vale do Ribeira (SinHoRes). Conforme a entidade, os estabelecimentos regionais alcançaram a média de 83% de ocupação no carnaval. No começo da semana, essa taxa estava na casa de 70%.


Segundo o levantamento, Guarujá registra a maior média de leitos reservados. Na cidade, 87% dos quartos de hotéis estão com garantia de ocupação. “Pelas projeções, esse deve ser o maior carnaval de todos os tempos em Guarujá”, destaca o secretário de Cultura e interino de Turismo, Marcelo Nicolau. 


Guarujá é o terceiro destino mais procurado pelos usuários da plataforma de locação de imóveis temporários – atrás apenas de Cabo Frio, no Rio de Janeiro, e Ubatuba, no Litoral Norte. “Serão várias bandas e blocos em diversos pontos, para todas as idades, tocando desde marchinhas a música clássica. E a cereja do bolo acontece no dia 24 [segunda-feira], com desfile de carnaval na orla da Enseada, com quatro escolas e a Amazonense, como convidada”. 


São Vicente, com 77%, aparece na sequência. O secretário municipal de Turismo, Henrique Marx, destaca a mudança na infraestrutura da orla vicentina como atrativo aos visitantes.


“A expectativa é que os turistas que vierem à cidade se surpreendam com as melhorias realizadas, como a reurbanização da orla das praias do Gonzaguinha e Itararé, que oferecem mais conforto e segurança”. 


Com ao menos três de cada quatro leitos ocupados, os hotéis santistas encerram a listagem regional, conforme dados do SinHoRes. A sondagem da entidade foi realizada nos dias 18 e 19 de fevereiro, com 32 hotéis da região, que contam com o maior número de leitos. 


Vendas aquecidas 


O último grande feriado prolongado da alta temporada deve aquecer a economia regional. O presidente do Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista, Omar Abdul Assaf, estima aumento de até 8% no volume de vendas locais. 


Ele avalia que o dólar alto torna a região mais atrativa que as praias das regiões Nordeste e Sul. Assim, a Baixada Santista torna-se o destino escolhido para quem desistiu de itinerários mais longos ou deixou para programar o feriadão na última hora.


Logo A Tribuna
Newsletter