Nova Vila Criativa da Beleza cria expectativa de geração de renda à população carente de Santos

Salão Escola Autoestima foi inaugurado para oferecer aulas de cabeleireiro, manicure, maquiagem e design de sobrancelha

Por: Marcela Ferreira  -  07/02/20  -  20:40
Vila Criativa da Beleza fica localizada na Praça Iguatemi Martins
Vila Criativa da Beleza fica localizada na Praça Iguatemi Martins   Foto: Carlos Nogueira/AT

A Prefeitura de Santos, em parceria com o Rotary Clube de Santos Ponta da Praia, inaugurou na manhã desta sexta-feira (7) a nova Vila Criativa da Beleza, que inclui o Salão Escola Autoestima. O projeto - localizado na Praça Iguatemi Martins, s/nº - visa dar oportunidade de inserção no mercado de trabalho à população em estado de vulnerabilidade social do bairro Vila Nova. Os cursos formarão turmas de cabeleireiros, maquiadores, manicures e designers de sobrancelha.


As turmas dos cursos de cabeleireiro e manicure já iniciaram as aulas nesta semana, com cerca de 60 alunos em cada. Já os interessados nos cursos de maquiagem e design de sobrancelha começam a ter aulas em março. O encaminhamento dos alunos é feito pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras), e o público-alvo é de moradores da região do Mercado Municipal.


Inauguração de espaço teve presença de prefeito, vereadores e apoiadores da iniciativa
Inauguração de espaço teve presença de prefeito, vereadores e apoiadores da iniciativa   Foto: Carlos Nogueira/AT

O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, esteve no evento de inauguração da oitava Vila Criativa da cidade, e ressaltou a importância de contribuir para o desenvolvimento da região do Mercado Municipal. “Cabe ao poder público desenvolver formas de incentivar e dar oportunidades dessas pessoas entrarem no mercado de trabalho. Essa obra foi feita em uma região necessária, onde as pessoas buscam essa qualificação, e têm essa necessidade em função da vulnerabilidade social”, completa.


O secretário de Desenvolvimento Social de Santos, Carlos Mota, conta que a proposta foi levantada após o Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Santos arrecadar doações no Baile da Cidade de 2019. Ele exalta a possibilidade de ensinar os alunos a se tornarem empreendedores: “A parte técnica consegue mudar a vida dos alunos, e aí entra o empreendedorismo. A pessoa sai daqui e num curto espaço de tempo consegue gerar renda”.


Cada curso terá uma sala exclusiva para as aulas
Cada curso terá uma sala exclusiva para as aulas   Foto: Carlos Nogueira/AT

Leda Maria Vasconcellos, do Rotary Clube de Santos Ponta da Praia, conta que a parceria de mais de 20 anos com projetos da prefeitura tem sido gratificante. “É um sonho a ser realizado. Vamos ajudar a capacitar pessoas que não têm a mínima oportunidade, nunca tiveram um diploma, e agora já temos mais de 60 inscritos para os cursos”.


Superação


A cabeleireira Andréia Delonero é exemplo de superação. No ramo há 20 anos, ela foi uma das alunas do curso de cabeleireiro da Vila Criativa, e hoje atua como professora no projeto. “Fui colocada como auxiliar, viram meu potencial e fui me especializando. Acabei me tornando professora, porque busquei várias outras especializações, me formei na faculdade em Cosmetologia e fiz pós-graduação em Tricologia”, conta.


Andréia já foi aluna da Vila Criativa, e hoje é professora no mesmo projeto
Andréia já foi aluna da Vila Criativa, e hoje é professora no mesmo projeto   Foto: Carlos Nogueira/AT

Apesar de hoje amar sua profissão, Andréia conta que nem sempre foi assim. “Nunca sonhei em ser cabeleireira, na verdade foi uma oportunidade. Eu não tinha condição de renda para pagar um curso, mas vi uma chance de começar e hoje, sim, sou apaixonada pelo que faço há mais de 20 anos”.


Agora, ela espera poder proporcionar aos alunos a mesma oportunidade que teve no passado. “Estamos trazendo as pessoas para o mercado de trabalho, levantando a autoestima tanto da equipe quanto daqueles que nós atendemos. As histórias são as mesmas que a minha. Essas pessoas vêm em busca de autonomia, pais e mães de família que buscam uma carreira. Eles não tinham condições e hoje têm uma renda, têm autonomia, e fazem jus ao projeto, que busca trazer autoestima”, finaliza.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter