Nova Ecofábrica é inaugurada na Zona Noroeste, em Santos

A unidade passa a ser a maior da Cidade, com cerca de 2 mil metros quadrados

Por: Thiago Silva  -  31/08/22  -  15:16
Inaugurada nesta terça-feira (30), a nova unidade conta com cerca de 2 mil metros quadrados e foi construída onde antes era uma antiga área de transbordo de inservíveis
Inaugurada nesta terça-feira (30), a nova unidade conta com cerca de 2 mil metros quadrados e foi construída onde antes era uma antiga área de transbordo de inservíveis   Foto: Matheus Tagé/AT

Santos passa a contar com uma nova unidade de Ecofábrica. Localizada ao lado da Prefeitura Regional da Zona Noroeste (Av. Nossa Senhora de Fátima, 456 – Chico de Paula), a segunda unidade da cidade passa a ser a maior no município.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Inaugurada nesta terça-feira (30), a nova unidade conta com cerca de 2 mil metros quadrados e foi construída onde antes era uma antiga área de transbordo de inservíveis. Integrantes do programa de Reeducandos da cidade participaram da limpeza e reforma do local, que conta com móveis provenientes de materiais que seriam descartados.


Atualmente, a unidade está sendo utilizado para desenvolver produtos e serviços para o Poder Público, reaproveitando materiais que seriam jogados no lixo.


Contudo, a prefeitura informa que há um projeto para que, assim como na Ecofábrica do Mercado Municipal, a unidade passe a oferecer, ao público geral, o local para a realização de cursos de aprendizagem. A proposta pedagógica ainda está sendo elaborada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).


Ensino

O artista plástico e coordenador da Ecofábrica, Anderson de Oliveira Camargo, conta que a proposta veio a partir de um convite do Ouvidor público Rivaldo Santos, e relata o sucesso do trabalho. “O projeto é importante pela sustentabilidade e recuperação de pessoas. Faremos isso ensinando profissões e mostrando oque se pode fazer com pouco”.


A primeira Ecofábrica municipal foi inaugurada em 2015, no Mercado Municipal. Esta unidade é voltada para o reaproveitamento de madeiras descartadas pela população por meio do serviço Cata-Treco.


A unidade do Mercado é uma das dez Vilas Criativas da cidade, espaços que oferecem qualificação profissional, atividades culturais e esportivas que contribuem para a melhoria social.


Logo A Tribuna
Newsletter