Mutirão em Santos e São Vicente previne hipertensão arterial

Realizado a partir desta quarta-feira, os exames serão feitos de graça por cerca de 50 estudantes de Medicina da Unimes

Por: Da Redação  -  15/05/19  -  00:54
Aferição de pressão será um dos exames feitos, de graça, pelos cerca de 50 estudantes de Medicina
Aferição de pressão será um dos exames feitos, de graça, pelos cerca de 50 estudantes de Medicina   Foto: Divulgação/Unimes

O Dia Mundial de Combate à Hipertensão será lembrado por estudantes de Medicina da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes). A partir desta quarta-feira (15), eles farão mutirões voltados à prevenção da doença que atinge 60 milhões de pessoas no Brasil.


Teste de glicemia, aferição de pressão, orientações cardiovascular, antitabagismo e nutricional, cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) e circunferência abdominal serão os exames feitos, de graça, pelos cerca de 50 estudantes de Medicina da Unimes.


A pressão alta afeta, principalmente, pessoas acima dos 40 anos. É uma doença silenciosa que atinge cerca de 30% dos brasileiros. Se não tratada, ela pode causar graves problemas, como acidente vascular cerebral (AVC) e infarto, levando o paciente a ficar com sequelas ou à morte.


A médica cardiologista Juliana Filgueiras Medeiros, representante regional da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), afirma que para diminuir a pressão arterial é preciso combater os fatores de risco e ter hábitos de vida saudáveis.


“A gente sabe que a pressão arterial está associada ao consumo de bebidas alcoólicas, à obesidade, ao sedentarismo, ao tabagismo e ao costume de ingerir alimentos ricos em sódio, como fast food e temperos prontos”, explica.


O mutirão de exames será realizado nesta quarta-feira (15), no estacionamento da Santa Casa de Santos, das 11 às 13h30. No dia 17, na Unimes (Rua Barão de Paranapiacaba, 15) e no dia 18 no 3º piso do Shopping Brisamar, em São Vicente, das 13h30 às 17 horas.


Logo A Tribuna
Newsletter