Museu do Café, o sabor da história; vídeo

Em um prédio suntuoso de 1922, o equipamento guarda o registro de parte fundamental da trajetória econômica de Santos e do Brasil

Por: Júnior Batista & Da Redação &  -  04/01/20  -  09:31

A fachada surpreendente do prédio do Museu do Café já demonstra o que está por vir. Ele foi inaugurado em 1998, mas o edifício é de 1922, antiga sede da Bolsa Oficial do Café. Lá, é possível, claro, tomar os melhores cafés possíveis (e levá-los para casa) e conhecer toda a história e cultura que envolvem esse importante grão, que movimentou a economia nacional e local.


O antigo salão do pregão, por exemplo, que pode ser visto na visita, era o palco das negociações até a década de 1950 – e apreciá-lo a partir do mezanino é uma volta ao passado.


Museus estaduais terão corte de verba nos próximos meses
Museus estaduais terão corte de verba nos próximos meses   Foto: ( Alexsander Ferraz/AT)

O espaço está com nova exposição – sobre café arábica, leia abaixo – além das permanentes e de média duração; há, ainda, cursos de barista, no Centro de Preparação de Café instalado por lá, além da temporada Férias no Museu, que começa no próximo dia 8.


Exposição mostra tradição do café arábica no espaço
Exposição mostra tradição do café arábica no espaço   Foto: ( Alexsander Ferraz/AT)

Pedro Henrique Mendes, 27 anos, é um jornalista que trocou as redações pelo espaço cultural do Centro Histórico de Santos. Entendendo-se como comunicador, encontrou sua paixão depois de trabalhar com exposições no Sesc Santos.


Mas, há seis anos, sua jornada é trocar informações com visitantes do País inteiro e do mundo. “O Museu, hoje, é um espaço totalmente dinâmico”, aponta ele.


Visitantes do mundo inteiro visitam o museu todos os dias
Visitantes do mundo inteiro visitam o museu todos os dias   Foto: ( Alexsander Ferraz/AT)

E realmente é. A tecnologia está muito presente em todos os espaços. Mapas interativos gigantes instalados mostram como o grão fez a cidade de Santos se desenvolver.


Na exposição temporária Café Árabe, um Símbolo de Generosidade, é mostrado o porquê do café ser, além de um produto de consumo pessoal, uma bebida social – o café arábica se tornou patrimônio cultural imaterial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Objetos trazidos do Museu do Café de Dubai estão lá expostos.


“Foi minha primeira vez e achei sensacional. Instalações, cultura. É muito legal saber mais sobre a história não só do café, mas também da cultura e economia envolvidas nele”, diz Cleber Tavares, turista de 44 anos vindo de Uberlândia (MG).


O casal Cátia e Luiz Espírito Santo, de Bauru (SP), também ficaram encantados. “As instalações são impressionantes. Ficamos muito surpreendidos”, afirma Cátia.


Ingressos: Inteira: R$ 10. Estudantes, funcionários da rede pública do Estado de São Paulo e Terceira Idade pagam meia-entrada. Aos sábados, a entrada é gratuita. De terça a sábado, das 9h às 17h. Domingo, das 10h às 17h. Abertura às segundas-feiras durante a temporada de verão. Rua XV de Novembro, 95, Centro.


Visitantes do mundo inteiro visitam o museu todos os dias
Visitantes do mundo inteiro visitam o museu todos os dias   Foto: ( Alexsander Ferraz/AT)

Logo A Tribuna
Newsletter