Mulher perde R$ 3 mil em golpe de aplicativo de entregas em Santos

Vítima conta que se sentiu impotente ao perceber que havia caído em um golpe do qual já tinha ouvido falar

Por: Marcela Ferreira  -  14/09/20  -  10:57
  Foto: Imagem ilustrativa/Unsplash

Uma mulher foi vítima de um golpe em Santos, no litoral de São Paulo, quando pediu um lanche por aplicativo. A refeição acabou saindo caro: A vítima perdeu R$ 3 mil reais. O entregador alegou que havia tido um problema com a taxa de entrega do serviço e pediu para que ela pagasse novamente, utilizando uma máquina de cartões com o visor ilegível conectada a um celular.


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Segundo apurado por A Tribuna, na tela do telefone, o valor de R$ 4,90 aparecia no aplicativo de entregas, enquanto o visor da máquina de cartões estava quebrado. Neste momento, a mulher digitou a senha do cartão de crédito na máquina, pegou seu lanche e o entregador foi embora.


A vítima conta que só percebeu que se tratava de um golpe quando o entregador já havia fugido. Ela correu para ver o extrato do cartão de crédito usado na compra, mas o estrago já havia sido feito. “Estou sem dormir direito desde que tudo aconteceu. Estou até agora sem entender como pude cair em um golpe desses”, lamenta.


A mulher conta que não sabe ainda qual será o procedimento do aplicativo para que haja ressarcimento. “Entrei em contato com meu banco e consegui cancelar o meu cartão. Em casos de clonagem, o banco ressarce, mas como eu contei a verdade - que foi um golpe, porque quero justiça, quero que esse bandido seja preso e não faça novas vítimas - talvez eu não tenha meu dinheiro de volta. Fiz a reclamação no Procon e estou aguardando um posicionamento do aplicativo”.


Ela ainda diz que, na foto de identificação, não é possível identificar o rapaz. “Ele era branco e de olhos claros, mas não dá para ver na foto do aplicativo, não dá para saber se a foto é dele ou de uma pessoa parecida”.


A vítima, agora, busca por justiça, para que não haja novas vítimas. “Eu quero que ele não fique impune. O que me deixa mais culpada é que eu fui muito desatenta. Podia ter tido um desfecho diferente, mas caí. Sempre que eu vejo notícias de golpes eu penso ‘nossa, como a pessoa pôde cair nisso’, mas o que surpreende é a ousadia”.


A mulher ainda acredita que possa haver uma quadrilha por trás do crime de estelionato. “Claro que eu quero meu dinheiro de volta, mas no momento eu só consigo pensar que quero que ele seja preso, que essa quadrilha seja desmanchada, virou questão de honra. Aquilo mexeu no meu ego, estou envergonhada, sem autoestima”, completa.


Procurada pela redação de ATribuna.com.br, a assessoria de imprensa do aplicativo iFood esclareceu querepudia qualquer desvio de conduta por qualquer um dos usuários cadastrados na plataforma. Leia a nota completa a seguir:


O iFood repudia qualquer desvio de conduta por qualquer um dos usuários cadastrados na plataforma, sejam eles parceiros de entrega, estabelecimentos ou usuários finais. Em relação ao caso reportado, o iFood já solicitou e aguarda o envio do Boletim de Ocorrência (B.O.) pela consumidora para tomar as medidas cabíveis. As pessoas afetadas pela fraude devem registrar boletim de ocorrência e entrar em contato com o iFood pelos canais oficiais de atendimento ao cliente via aplicativo, enviando o B.O. e extrato bancário para que a empresa possa retornar o mais breve possível.


É importante ressaltar que a prática fraudulenta da maquininha afeta tanto os consumidores quanto o iFood, que, em apoio aos clientes, após análise, faz o ressarcimento mesmo diante de fraudes aplicadas por meio de aparelhos de pagamento que não pertencem à empresa e descadastra o entregador. Por meio de notificações, o iFood orienta os clientes a não aceitar cobrança de valores adicionais na entrega e informa a confirmação de pagamento via app.


O iFood reforça ainda que ao optar pelo pagamento online, em nenhuma hipótese é exigido pagamento adicional presencial, no momento da entrega do pedido. A orientação ao consumidor é de que ao ser questionado pelo entregador, se recuse a realizar qualquer tipo de pagamento e acione a empresa pelo chat para reportar atividade suspeita.


A empresa recomenda ao consumidor que, em qualquer tipo de transação envolvendo pagamento por meio de cartão, cheque o valor no visor da máquina de pagamento e não insira a senha caso não exiba claramente o valor. Caso tenha efetuado qualquer operação sem que haja certeza do valor, recomenda-se que, assim que finalizada a transação, verifique no aplicativo do seu banco o valor debitado e, havendo divergência, solicite o cancelamento imediato.


Os pagamentos offline (dinheiro e maquininha de cartão) do iFood foram desativados para restaurantes com Entrega iFood em algumas cidades de sua base. A medida tem como objetivo concentrar os pagamentos no app para proteger a segurança de clientes e entregadores evitando o contato na hora de pagar e auxiliar a cidade a conter a disseminação do covid-19.


O iFood repudia qualquer desvio de conduta por qualquer um dos usuários cadastrados na plataforma, sejam eles parceiros de entrega, estabelecimentos ou usuários finais. Ao receber relatos de fraudes e confirmar qualquer conduta irregular, a empresa desativa imediatamente os cadastros e reforça que está à disposição das autoridades.


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