Motoristas que passarem pela 'Rua Gastronômica' em Santos nesta sexta-feira serão 'premiados'

A ação é organizada por empresários da Tolentino Filgueiras para celebrar reurbanizada do polo boêmio do Gonzaga. Entrega do espaço acontece a partir das 19h

Por: Por ATribuna.com.br  -  31/07/20  -  17:37
Faixa de pedestre temática na Rua Tolentino Filgueiras, em Santos
Faixa de pedestre temática na Rua Tolentino Filgueiras, em Santos   Foto: Matheus Tagé/AT

Contagem regressiva para a entrega do espaço mais saboroso de Santos. Após quase quatro meses de obras, a nova Rua Tolentino Filgueiras – rebatizada de via Gastronômica – será entregue a partir das 19h desta sexta-feira (31). Ocasião em que uma ação de impulsionamento vai distribuir brindes aos motoristas que passarem pelo trecho elevado, no cruzamento com a Rua José Caballero, no Gonzaga. 


A proposta foi idealizada e desenvolvida pelos empresários do corredor gastronômico santista. A  presidente da comissão de comerciantes da Tolentino, Vivian Brum Cantarelli, explica que serão distribuídos balões aos motoristas que passarem pelo local. Dentro da bexiga, haverá um prêmio surpresa, que foi estabelecido por cada uma das 15 casas instaladas nos 450 metros da via mais badalada de Santos.


A ação começa às 19 horas e é limitada aos primeiros 500 condutores que passarem pelo local. “Cada restaurante definiu seus brindes, que podem ser descontos, pratos ou sobremesas grátis. Também cada casa vai estabelecer os critérios de uso, como prazo de validade da promoção”, explica Vivian.  


Ela destaca que os brindes serão distribuídos apenas aos condutores – sendo um por carro – como forma de se evitar aglomeração popular na via.


A entrega do espaço reurbanizado coincide com a reabertura da maioria dos empreendimentos do local, que ficaram fechados nos primeiros meses de quarentena, estabelecido pelo governo do Estado. O setor gastronômico foi um dos mais afetados pela pandemia e, na região, teve autorização de reabrir assim que a Baixada Santista avançou à fase amarela no Plano São Paulo, que prevê a reativação da economia paulista. 


“Estamos confiantes com a nova Rua Gastronômica, no qual os mínimos detalhes foram pensados para agradar os frequentadores. Trata-se de um legado para a cidade”, continua. A reurbanização da  Tolentino Filgueiras, Rua Gastronômica de Santos, contou com identificação visual exclusiva. Os trabalhos foram custeados pela iniciativa privada, por meio de uma compensação ao Município exigida por lei.  


As obras projetadas incluem nova pavimentação, calçadas acessíveis, mobiliário urbano personalizado, floreiras, iluminação de solo, embutimento de fiação. Também há detalhes urbanísticos exclusivos, como um elevado no cruzamento com a Rua José Caballero. Nele, as faixas de pedestres são posicionadas no mesmo nível das calçadas - e não da rua -, tornando necessária a redução da velocidade dos veículos.  


O projeto foi coordenado pelo arquiteto da prefeitura, Glaucus Farinello, e recebeu sugestões de comerciantes do local. Com valor R$ 2 milhões, a obra teve custos pagos por meio de Termo de Responsabilidade de Implantação de Medidas Mitigadoras ou Compensatórias (Trimmc), em função de um novo terminal portuário na Ilha Barnabé. 


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter