Moradores reclamam de mau cheiro em canal de Santos

Na Avenida Barão de Penedo, no José Menino, água parada por conta do assoreamento está causando o odor

Por: Da Redação  -  25/07/19  -  22:22
Segundo moradores, o assoreamento no Canal 1 bloqueia a água na Barão de Penedo
Segundo moradores, o assoreamento no Canal 1 bloqueia a água na Barão de Penedo   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

Ao passar de carro pela Avenida Barão de Penedo, um visitante pode se encantar com a paisagem bucólica de grandes árvores que trazem beleza ao local. Mas, nos últimos dias, basta respirar fundo para perceber que algo não está certo no que poderia ser um belo cartão postal do José Menino, em Santos.


Há cerca de 15 dias, moradores vêm sentindo um forte odor das águas que vem do canal. “Depois da ressaca do início do mês, o canal ficou cheio de areia e a água não tem para onde ir e ficamos com essa situação terrível na porta de casa”, reclama a funcionária pública aposentada Arvonete Lourenço, de 72 anos, que foi obrigada a mudar o trajeto do passeio de rotina de seu cão para evitar o cheiro.


Além do odor, ela está preocupada com outras consequências do problema. “A gente fica com medo dessa água parada, com os mosquitos que podem trazer ainda doenças para a gente”, relata.


O comerciante Sandro Sampaio, de 48 anos, que tem uma barraca de peixe na esquina com o Canal 1, afirma que a situação foi recorrente por um período. “Mas já fazia dois anos que não acontecia isso. De dia é bem complicado trabalhar aqui, mas, de noite é muito pior, pois o odor aumenta e a brisa leva o cheiro para todos os lados”.


Perigo


Mas ele alerta que o canal tem um problema mais sério e que poucos percebem. Ratos, que circulam por ali, fazem tocas nas paredes do canal e sob as calçadas. “Está tudo esburacado e tem até partes ocas, isso está um perigo”.


Sampaio conta que, no começo do ano, a prefeitura começou a fazer manutenção no canal, mas o serviço não chegou nem na metade da extensão e parou.


O aposentado Luiz Carlos Sipoli, de 57 anos, afirma que o canal serve de área de lazer também para os roedores. “São ratos enormes, que ficam escondidos, mas, a noite, eles saem para fazer natação. Dá para vê-los atravessando o canal a nado de um lado para o outro”, brinca.


Logo A Tribuna
Newsletter