Moradores do Morro São Bento aproveitam retorno do sol para limpar estragos após temporal

Manhã de quarta-feira (4) foi de muito trabalho para quem mora no morro santista

Por: Matheus Müller  -  04/03/20  -  19:55
  Foto: Vanessa Rodrigues/AT

Os moradores do Morro São Bento, em Santos, começaram a limpar, na manhã desta quarta-feira (4), os estragos causados pela chuva que deixou mais de 20 mortos na Baixada Santista. O aposentado Vitor Gonçalves, de 73 anos, era um que tentava deixar em ordem a escadaria da casa, que fica em frente a um ponto de deslizamento.


"Agora, com sol, é hora de arrumar as coisas", comentou Gonçalves, que estava em casa quando aconteceu o escorregamento de terra, na madrugada de terça-feira (3). "Nunca tinha acontecido isso. A barreira ficou toda na minha porta. Não tinha como sair ou o que fazer".


Susto


Na casa ao lado do terreno que desmoronou no São Bento moram duas famílias, que mantêm comércios no primeiro pavimento. Assim que a vegetação e terra caíram, no começo da madrugada de terça, todos saíram de casa. Eles ficaram até as 4h na rua e só depois voltaram para dormir. 


"Já não deslizava mais nada. Ficamos no térreo. Mas, na hora, assustou bastante", diz a moradora Daiane Miranda dos Santos.


O marido dela, José Everaldo Jesus do Bonfim, mal teve tempo de conversar com ATribuna.com.br, pois passou a manhã na laje retirando a lama que desceu com a chuva.


Dezenas de moradores do São Bento dedicaram o dia à limpeza do local
Dezenas de moradores do São Bento dedicaram o dia à limpeza do local   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

Queixas


Os familiares ao lado reclamaram sobre a falta de educação dos vizinhos. Segundo eles, um jogava costumeiramente entulhos nos bananais e isso acabou pesando sobre a vegetação, ajudando a aumentar o risco de deslizamento. Além disso, nas proximidades, outro vizinho fazia escavações para a construção de uma casa.


"Isso enfraqueceu o morro. Ele não podia fazer isso, já foi até multado", disse Daiane.


Logo A Tribuna
Newsletter