Moradores de Santos reclamam de contas de água com valor elevado: 'Tem fatura que nem consumi ainda

Munícipes alegam que não há sequer leitura do hidrômetro e faturas têm surgido com consumo muito acima da média

Por: Jean Marcel  -  13/04/21  -  08:44
Conta com consumo 'normal', e a que foi enviada neste mês
Conta com consumo 'normal', e a que foi enviada neste mês   Foto: Arquivo Pessoal

Morador do Morro do Pacheco, em Santos, Cledson Guedes de Oliveira, de 36 anos, mora com a esposa e dois filhos. O consumo de água/esgoto da família é em média o mesmo sempre, cerca de 15m³, o que dá um valor entre R$ 90 e R$ 100. Surpeendentemente, a conta que vence no mês de abril, referente a março/2021, veio com um valor de R$ 232,40, e o consumo dobrado, 30m³.


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"Sou carpinteiro, e nesses últimos meses estou em casa, sem trabalhar. Posso garantir que não houve visita da pessoa que vem fazer a leitura porque precisa alguém abrir a casa para acessar. Ao ligar na Sabesp eles me disseram que 'houve uma mudança no cronograma de leitura e está sendo feito pela média'. Mas que média? Se não gasto tudo isso de água?", afirma Oliveira. Ele diz que também já testou fechar todas as torneiras e verificar, e o hidrômetro para de rodar. "Fácil de concluir que não há vazamentos, se ele para de girar", diz.


Além de estar sem saber ao certo o motivo dessa cobrança, a situação já ficou pior: "Abrindo o site vejo que já tem uma conta para vencer em maio, que nem consumi ainda, e lá diz que terei que pagar R$ 280,16. Como assim? Nem gastei ainda e eles já tem esse valor absurdo?", afirma.


Conta com o consumo de abril já está disponível no site da Sabesp
Conta com o consumo de abril já está disponível no site da Sabesp   Foto: Arquivo Pessoal

Uma moradora, essa do morro São Bento, disse que "a conta de água veio com o valor dobrado neste mês". Outra, na Ponta da Praia, disse que mora sozinha, e nada justificaria o aumento tão grande em sua conta, que veio com mais que o dobro de consumo no mês passado, e neste já retornou ao normal. "sempre dizem que há vazamentos, mas como então ela voltou sozinha para o valor antigo?", pergunta.


Cledson, que já entrou em contato várias vezes com a Sabesp, disse que não consegue entender como podem presumir um consumo para o mês que vem, ou mesmo o que significa a tal "mudança de cronograma".


Resposta da Sabesp

Em nota, a Sabesp informou que "a situação está sendo tratada junto ao morador, que já foi orientado a verificar as instalações hidráulicas internas da residência para buscar um possível vazamento interno que possa ter gerado o acréscimo no consumo dos últimos meses. Por isso a empresa pede que diante de qualquer ocorrência a população informe imediatamente à Sabesp pela Central de Atendimento, para que o endereço seja vistoriado".



Leitura

Em relação à leitura do hidrômetro e consumo, a Sabesp diz que "a leitura que foi feita identificou um aumento real no consumo de água deste imóvel, onde inclusive houve recente ampliação da casa. Para as obras desta construção já se gastou mais água do que o habitual, e se houve um aumento no número de moradores, o consumo também aumenta."



A empresa disse que "caso o consumidor comprove que o valor cobrado é indevido, a fatura pode ser reformulada". A Sabesp não informou o que é necessário para essa comprovação, e, em relação à 'mudança de cronograma' informada pelo atendimento por telefone, e justificado como motivo de não haver leitura na residência de Cledson, a Sabesp não disse nada em sua nota.


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