Moradores da Ilha Diana realizam passeios e compartilham tradições com visitantes

Projeto Vida Caiçara tem objetivo de valorizar as raízes e saberes locais ao mesmo tempo em que a renda é revertida aos participantes

Por: De Atribuna On-line  -  02/03/19  -  19:03
Visitantes conhecem Ilha Diana pelo projeto Vida Caiçara
Visitantes conhecem Ilha Diana pelo projeto Vida Caiçara   Foto: Prefeitura de Santos/Divulgação

O bairro Ilha Diana, na Área Continental de Santos, conta com o Projeto Vida Caiçara, realizado pelos próprios moradores. A iniciativa visa valorizar as raízes e saberes locais ao mesmo tempo em que a renda é revertida aos participantes. O projeto consiste em um passeio no qual o visitante é recebido com café da manhã preparado pelos habitantes. Logo após, eles são levados para uma visita guiada e são apresentados à Capela do Bom Jesus, ao campo de Esporte Clube Diana e a casa de Dona Dina, moradora mais antiga do bairro, falecida em 2011. Neste momento, os guias compartilham suas tradições e costumes.


Além disso, também é realizado um passeio de barco pelo canal do estuário, e na rota conhecem o Rio Diana, onde os moradores pescam o próprio alimento. A programação inclui comer o prato típico da culínaria caiçara e o passeio termina com os moradores mostrando instrumentos de pesca utilizados por eles na captura de peixes, siris e mariscos.


O projeto é voltado para educação ambiental e turismo de base comunitária, desenvolvido por cerca de 40 moradores, e a renda é revertida aos participantes.O projeto nasceu em 2012, fruto de um programa ambiental desenvolvido pela DP World, ligado ao licenciamento ambiental da empresa portuária junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e conta com o apoio da Prefeitura de Santos.


Interesse


Opasseio deve ser agendado pelo telefone de contato (13) 99741-8690, com Patricia. Os preços e pacotes a devem ser combinados . É também necessário formar um grupo de, no mínimo, 15 pessoas e 45, no máximo.O passeio completo inicia as 8h30, na barca atrás da Alfândega, com retorno às 14h.


Logo A Tribuna
Newsletter