Modelo santista integra editorial da revista Vogue de maio

Afreekassia, como é conhecida nas redes sociais, ressalta importância da representatividade negra no mundo da moda

Por: Marcela Ferreira & De A Tribuna On-line &  -  22/05/19  -  16:04
Modelo santista realiza sonho de infância e integra páginas da Vogue Brasil
Modelo santista realiza sonho de infância e integra páginas da Vogue Brasil   Foto: Reprodução/Vogue Brasil/Rafael Pavarotti

Com o sonho de infância de ser modelo, a santista Cássia Luiza Sabino de Souza, conhecida nas redes sociais como Afreekassia, foi um dos destaques da revista Vogue Brasil neste mês. Estampando algumas páginas do editorial de moda da conceituada publicação, a jovem de 22 anos diz que sua “versão criança está muito feliz em ver isso acontecendo”.


A proposta para integrar o editorial da Vogue partiu do fotógrafo Rafael Pavarotti, que entrou em contato com Afreekassia via Instagram. “A princípio, ele não tinha dito que seria para a Vogue quando me convidou para fazer um editorial de moda”, lembra a modelo.


Quem vê as fotografias estreladas por Cássia pode não imaginar que, por trás, há uma jovem que não possui tanta experiência com esse universo. Apesar de já ter feito outros trabalhos como modelo, eles sempre estiveram atrelados à publicidade.


Afreekassia, além de modelo, é relações públicas, DJ e ilustradora
Afreekassia, além de modelo, é relações públicas, DJ e ilustradora   Foto: Reprodução/Vogue Brasil/Rafael Pavarotti

“Fiz poucas coisas, mas acho que todas tiveram importância. As produções publicitárias partiram de pessoas negras, de um coletivo de audiovisual. Em uma dessas vezes, conheci a cantora Iza, que é uma grande referência para mim”, revela.


Trabalhando também na área de Relações Públicas, a jovem conta que, apesar do desejo de ser modelo, esse nem sempre foi seu objetivo profissional. “Acabou virando um sonho distante. A vida continuou, mas aí acabou voltando para mim. Eu fico muito feliz de ter esse retorno, é muito importante eu - como mulher negra - estar ocupando algumas páginas da revista”, emociona-se.


Representatividade


Como mulher negra, Afreekassia conta que, mesmo em revistas de moda, a representação de mulheres como ela ainda é muito limitada. “As mulheres negras são minoria, assim como em outros espaços, e por isso eu acho importante que se coloque em foco”.


Além disso, Cássia exalta o trabalho da revista não só por incluir modelos negras em suas páginas, mas, mais do que isso, incluir uma equipe de trabalho com pessoas negras para fazer tudo acontecer nos bastidores. A equipe incluiu beleza por Mika e Lu, da equipe ‘Safro’, Suy Abreu e styling de Yasmine Sterea.


Modelo diz que, mais do que estampar pessoas negras em revistas, é preciso incluí-las em suas produções
Modelo diz que, mais do que estampar pessoas negras em revistas, é preciso incluí-las em suas produções   Foto: Reprodução/Vogue Brasil/Rafael Pavarotti

“Eu acho que isso é ainda mais importante do que usar a estética da mulher negra. Pessoas negras estão realmente começando a produzir, e isso está mudando o funcionamento da moda. Não é só estampar mulheres negras, mas entender que a representatividade vai além do que é visto, é algo muito mais profundo”, explica.


Multiartista


No Instagram, Afreekassia conta com quase 2 mil seguidores, e compartilha um pouco de seu trabalho artístico, tanto como modelo quanto como DJ e ilustradora. Ela afirma que, atualmente, temos uma geração de pessoas com habilidades múltiplas e, assim, várias formas de arte são capazes de compor seu repertório.


“Me enxergo como uma multiartista, então, acho que meus trabalhos como modelo e como DJ conversam, porque estão no mesmo âmbito. Trabalho com a minha imagem, ganhando essa visibilidade de um lado, e também ganho de outro, como modelo e como DJ”, explica.


Logo A Tribuna
Newsletter