Mirante na Lagoa da Saudade, em Santos, começa a tomar forma

Prefeitura de Santos afirma que o estaqueamento das estruturas já foi concluído. Área repaginada será entregue em outubro

Por: Por ATribuna.com.br  -  06/08/20  -  01:43
Obras no topo do Morro da Nova Cintra devem ser finalizadas em outubro
Obras no topo do Morro da Nova Cintra devem ser finalizadas em outubro   Foto: Marcelo Martins/PMS

A reformulação do cartão-postal no Morro Nova Cintra, em Santos, avança. A prefeitura garante que a etapa de estaqueamento da área onde será construído o mirante da Lagoa da Saudade já foi concluída. O novo espaço cultural e de lazer santista tem previsão de entrega datada para outubro.


Conforme o projeto, o espaço destinado à contemplação da beleza natural do ambiente terá degraus e cerca de 14 metros de largura. A próxima etapa é a instalação das formas da arquibancada para a concretagem.


O mirante faz parte da terceira etapa da revitalização do local, sendo executada pela Prefeitura. O conjunto de intervenções inclui fonte interativa, playground em formato de jacaré e palco flutuante. As obras contam com a participação do poder público, com apoio da iniciativa privada.


“Neste momento, ocorre o trabalho mais bruto, com a etapa de infraestrutura e estrutura do mirante e da fonte interativa. O playground está no início de execução do aterro, enquanto o palco e a balsa estão sendo fabricados. É uma obra complexa e com fases distintas, que valorizará ainda mais a Lagoa da Saudade como espaço de lazer à população”, afirmou a secretária-adjunta de Serviços Públicos, Larissa Oliveira Cordeiro.  


Obras são realizadas pela prefeitura com apoio da iniciativa privada
Obras são realizadas pela prefeitura com apoio da iniciativa privada   Foto: Marcelo Martins/PMS

A fonte interativa de piso, como a da Ponta da Praia, será instalada até final de outubro. Neste momento, equipes montam as formas e armação da estrutura da base e laterais do reservatório da fonte, para posterior concretagem.  


Em formato curvo, terá 24 bicos independentes esguichando água, em jatos de cerca de um metro, iluminados por luz de LED. Vai dispor de um tanque subterrâneo com capacidade de 20 mil litros. Toda a água (não potável) será tratada com cloro e sistema de raios ultravioleta para eliminação de micro-organismos. 


Playground  


Também já é possível observar os primeiros traços da construção do playground temático em forma de jacaré, em alusão ao antigo morador da Lagoa. A base do piso já está pronta para ser concretada. No sábado (1), foi colocada a infraestrutura da rede elétrica, que ficará sob o piso de concreto. O piso emborrachado e o play serão instalados até outubro.  


O projeto do playground foi realizado por um grupo de estudantes de design da Universidade São Judas Tadeu – Campus Unimonte. Inclui diversos brinquedos que, junto ao desenho no chão, vão compor o formato do animal. A maioria das peças serão confeccionadas em fibra de vidro, material mais resistente. A cabeça do jacaré terá um mirante e um escorregador para crianças menores, enquanto o rabo será um escorregador em curva com uma escalada destinada aos maiores.  


Brinquedos sensoriais como tubo, trepa-trepa e conjunto de quatro paredes interativas para explorar os sentidos também vão compor o espaço. Haverá ainda brinquedos musicais feitos em madeira e metal como xilofone, reco-reco e um conjunto de cinco tambores de tamanhos diferentes. A confecção dos brinquedos foi iniciada esta semana por um artesão. 


Palco flutuante 


Outro atrativo será um palco flutuante na Lagoa da Saudade. Agora, está em montagem do espaço para apresentações de pequeno e médio porte, nos moldes das realizadas na Concha Acústica. 


Com 6,4 por 8 metros, o palco será permanente e ficará distante cerca de 15 metros da margem da lagoa. O início da montagem está previsto para a segunda quinzena deste mês e a cobertura do palco, para setembro. Outra balsa menor fará o transporte de equipamentos e pessoas, da margem ao palco.  


Etapas anteriores  


As intervenções na Lagoa da Saudade incluem reforma dos pisos, quiosques e de outras estruturas como a Vila Criativa, quadra de skate, banheiros e chafariz, que compreendem a segunda etapa de obras no local.  


Na primeira etapa, já foram instaladas, pela Secretaria de Infraestrutura e Edificações (Siedi), lâmpadas de LED, lixeiras e bancos, rampas de acessibilidade e 860m de nova calçada acessível. Também já foi feita montagem de guarda-corpo junto à água e construção de dois decks cujas áreas somadas chegam a 1,6 mil metros quadrados. 


Logo A Tribuna
Newsletter