Mega operação resgata filhote de baleia em Santos

Cetáceo foi avistado na manhã desta segunda-feira (17) no canal de navegação do Porto, na direção dos armazéns do Paquetá

Por: Da Redação  -  18/06/19  -  17:00
Pescadores encontraram o filhote no domingo na Baía de Santos
Pescadores encontraram o filhote no domingo na Baía de Santos   Foto: Reprodução/Monster Fish

Um filhote de baleia jubarte foi encontrado nesta segunda-feira (17) no canal de navegação do Porto de Santos. Sua retirada da região, durante a tarde, só foi possível com a realização de uma mega operação envolvendo técnicos da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), agentes do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade(ICMBio),militares da Capitania dos Portos de São Paulo e voluntários do Gremar -Resgate de Animais Marinhos.


O animal foi visto na região pela primeira vez na tarde de domingo (16), por pescadores. Eles o avistaram por volta das 13 horas na Baía de Santos, na direção do Canal 4. Na manhã de segunda, ele foi descoberto no Estuário de Santos, na direção do Canal de Bertioga (na região em frente aos armazéns do Paquetá). As autoridades foram acionadas logo em seguida.


A operação para retirar o filhote do canal do Porto teve início por volta das 11 horas e prosseguiu até as 15 horas, segundo informações da Codesp. De acordo com o Ibama, sons imitando o de baleias foram emitidos na água para atrair o animal até a Baía de Santos. Ele foi conduzido até as proximidades da Praia do Goés, em Guarujá, de onde partiu para o mar.


Durante a operação, a Capitania dos Portos orientou os navios que estavam na região por onde o filhote passaria a se deslocarem, permitindo a livre passagem do animal. O órgão militar chegou a suspender as manobras de cargueiros das 13h27 às 14h40, assim como a travessia das balsas entre Santos e Guarujá.


As autoridades não souberam explicar o motivo de o cetáceo ter entrado no Estuário de Santos. “Não podemos garantir o motivo que levou a baleia a ingressar no estuário. Tanto pode ser um comportamento natural, uma vez que estuários representam fonte de alimento e águas abrigadas, como em virtude da presença de embarcações na Baía de Santos”, afirmou o biólogo Bruno Takano, supervisor da Gerência de Meio Ambiente da Codesp.


Segundo Takano, é incomum a presença de baleias no canal do Porto. O Ibama informou que o filhote podia estar machucado ou ter se perdido da mãe devido ao intenso tráfego de navios na região – Santos é o principal porto do País.


Logo A Tribuna
Newsletter