Março continuará com chuvas acima da média para o período na Baixada Santista

Volume de precipitação na reta final do verão será inferior ao verificado em fevereiro, considerado o mais chuvoso dos últimos 80 anos em Santos

Por: Por ATribuna.com.br  -  27/02/20  -  22:42
Chuva deve prevalecer durante o fim de semana por toda a região
Chuva deve prevalecer durante o fim de semana por toda a região   Foto: Alexsander Ferraz/AT

O verão deve se despedir do litoral paulista com chuva acima da marca histórica para o período e com a média de temperaturas mais amena das últimas três décadas. As tradicionais águas de março vão dar as caras nas próximas semanas, sendo responsável pela queda nos termômetros na região.


Apesar da previsão de grande volume de precipitações, ainda será inferior ao verificado em fevereiro, considerado o mais chuvoso dos últimos 80 anos. 


A lenta passagem de uma frente fria pela região será responsável pelo tempo encoberto e índice elevado de precipitações na primeira semana de março. Pancadas e chuvas fortes não estão descartadas até o dia 20, quando o verão chegará ao fim.


“Em março, o ritmo de chuva vai diminuir um pouco [em relação a fevereiro], mas será acima da média histórica”, afirma o meteorologista Ernesto Alvin, responsável pelo banco de dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 


Conforme a Defesa Civil do Estado de São Paulo, a média histórica de março para Santos é de 257,3 mm – cada milímetro equivale a um litro de água por metro quadrado. 


Com base em modelos matemáticos, Alvin explica que devem ocorrer episódios de Zona de Convergência do Atlântico Sul (uma faixa de nebulosidade entre o Centro-Oeste e Sudeste que canaliza a umidade vinda da Amazônia), provocando chuvas nas próximas semanas. A previsão em longo prazo indica, ao menos, 12 dias de possibilidades de chuvas até o fim do verão. 


O meteorologista do Climatempo Filipe Pungirum explica que a formação de corredores de umidade vai se deslocar mais ao Norte da região Sudeste. Assim, o maior volume de chuvas ficará concentrado nas regiões de Belo Horizonte (MG) e Vitória (ES). Essa mudança será responsável pela queda no ritmo de chuvas no litoral paulista. Contudo, o período ainda será chuvoso na região.


O climatologista Rodolfo Bonafim destaca que o tempo encoberto previsto para os primeiros dias de março vai derrubar os termômetros. Com isso, ele calcula que esse será o verão com temperaturas mais baixas dos últimos 30 anos.


“Apesar de picos de calor, tivemos um verão ameno”. Os dados históricos atribuem a médias entre 22°C (mínima) e 29°C (máxima) para o próximo mês.


Fevereiro chuvoso


A insistente chuva dos últimos dias e a lenta passagem de uma frente fria pela região elevaram a marca histórica de chuvas em Santos. Na manhã desta quinta-feira (27), a Defesa Civil santista registrou 871,2 mm no mês. No acumulado das últimas 72 horas, foram 124,6 mm.


Com o volume já registrado, os morros santistas continuam em estado de atenção a deslizamentos. A Defesa Civil do Estado emitiu alerta de pancadas de chuvas ao longo do dia até domingo.


O órgão estadual informa risco de alagamentos na região devido ao volume de chuva acumulado e as condições da maré. Segundo alerta da Marinha, são esperadas ondas de 1,40 metro na Praticagem, de 1,73 metro na Ilha Barnabé e de 1,86 metro na Ilha das Palmas.


Logo A Tribuna
Newsletter