Leão-marinho Abaré-inti morreu vítima de isquemia intestinal, diz prefeitura

Animal, uma das principais atrações do Aquário de Santos, morreu na noite de domingo (18)

Por: De A Tribuna On-line  -  19/08/19  -  23:49
Isquemia intestinal foi a causa da morte do leão-marinho Abaré-inti
Isquemia intestinal foi a causa da morte do leão-marinho Abaré-inti   Foto: Raimundo Rosa/Prefeitura de Santos

O leão-marinho Abaré-inti, uma das atrações do Aquário de Santos, morreu em decorrência de uma isquemia intestinal, segundo informou a  prefeitura nesta segunda-feira (19). Nascido no Zoológico de São Paulo, em 2 de fevereiro de 2005, o animal estava no ponto turístico desde 9 de dezembro de 2011. Ele morreu na noite de domingo (18).


Segundo a administração, Abaré-inti vivia em um tanque com 80 m², especialmente adaptado, com 450 mil litros de água do mar. O animal se alimentou normalmente até às 14h de domingo, quando apresentou um quadro agudo de cólica abdominal.


"Foi um quadro hiperagudo. O animal sofreu uma torção na região intestinal, o que causou uma isquemia naquele órgão. Isso mata e não há como prever ou prevenir", explicou o biólogo marinho e coordenador do parque, Alex Ribeiro.


Ainda segundo o profissional, o pai do leão-marinho, que está no Zoo de São Paulo, apresentou quadro semelhante de problemas abdominais, mas não é correto pensar que há algum componente genético.


O leão-marinho tinha 14 anos. A expectativa de vida média deste animal é entre 20 e 30 anos. Os leões-marinhos dessa espécie podem ser encontrados no litoral Sul do Brasil, no Uruguai, Argentina e Chile, além das praias rochosas do Peru e das ilhas existentes no percurso.


Logo A Tribuna
Newsletter