Jovem de Santos que 'inchou' de repente luta contra doença grave e implora ajuda: 'Muito abatido'

A mãe de Diogo Barbosa de Souza iniciou uma vaquinha na internet para poder arcar com os custos de alimentação e tratamento dele

Por: Carlos da Hora  -  02/09/20  -  10:48
Jovem com três tumores e síndrome nefrótica luta contra o agravamento da doença
Jovem com três tumores e síndrome nefrótica luta contra o agravamento da doença   Foto: Arquivo Pessoal/Juliana Aparecida

Um jovem morador de Santos, no litoral de São Paulo, foi internado no Hospital Guilherme Álvaro por conta de uma luta, contra três tumores e uma síndrome nefrótica, que já trava há quatro anos. Diogo Barbosa de Souza, de 18 anos, está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e busca ajuda para conseguir sobreviver.


A mãe de Diogo, Juliana Aparecida Barbosa, que está desempregada, decidiu abrir uma vaquinha, no último domingo (30), para conseguir auxílio na compra de alimentos para o filho e também no transporte para quando o garoto começar a ir até as consultas, que serão recorrentes.


>> A vaquinha foi criada e pode ser acessada por aqui


A piora no estado de saúde de Diogo teve iníco há cerca de uma semana, quando o jovem começou a passar muito mal em casa. Ele foi levado até o CREI, onde foi direto para a emergência. Pouco tempo depois da internação, ele conseguiu uma vaga na UTI do hospital Guilherme Álvaro, onde já faz os acompanhamentos de rotina.


A síndrome nefrótica é um conjunto de sintomasque caracterizam uma doença renal, de evolução crônica, causada principalmente pela perda da capacidade dos rins. A suspeita inicial, é de que o estudante, que também luta contra três tumores, tenha contraído Covid-19. "Ele também chegou a fazer o teste da Covid-19, mas o resultado não ainda não chegou. O médico contou que pode ser que seja", contou Juliana.


Contudo, após um exame de raio-x, foi constatado que Diogo esta com água nos pulmões. Por conta do agravamento que afetou ainda mais os rins, o garoto está tomando uma medicação mais forte para não precisar se submeter a umahemodiálise e se encontra bem chateado com toda a situação. "A doença vem de repente e deixa ele todo inchado e, com isso, meu filho fica muito abatido", diz a mãe, afirmando que a síndrome acaba aparecendo de maneira recorrente.


Em função da pandemia, a mãe acaba não conseguindo visitar o filho como queria. "Consigo ver ele todos os dias, mas apenas por 15 minutos. Ainda assim, a visita já nos deixa mais tranquilos e ele também fica contente".


Tratamento


Sem emprego, Juliana pede ajuda para poder seguir com a dieta alimentar do jovem que, segundo ela, é bem restrita. Além disso, o dinheiro também será revertido para o transporte de Diogo até as suas consultas de rotina e em um colchão de solteiro para ele, que será usado quando o estudante voltar para casa. O tratamento do garoto continua e, na próxima quinta-feira (3), ele fará uma biopsia renal.


Diogo Barbosa está internado no hospital Guilherme Álvaro
Diogo Barbosa está internado no hospital Guilherme Álvaro   Foto: Arquivo Pessoal/Juliana Aparecida

Logo A Tribuna
Newsletter