Instalação de vigas no Deck do Pescador de Santos é finalizada; vídeo

Reestruturação do equipamento turístico localizado na Avenida Almirante Saldanha da Gama, na Ponta da Praia, deve ser entregue em agosto

Por: Por ATribuna.com.br  -  09/07/20  -  18:04

A repaginação do Deck do Pescador, na Ponta da Praia, em Santos, concluiu a fase mais crítica da obra de ampliação para o tamanho original do equipamento turístico. Com o auxílio de um guindaste, chegou ao fim a etapa de instalação de todas as vigas de sustentação do espaço. A previsão da Prefeitura de Santos é de que o local seja reaberto ao público em agosto. 


Conforme o projeto, um conjunto de 13 peças de concreto foi colocado sobre as estacas e bases fincadas no mar. A operação foi concluída nesta terça-feira (7), conforme vídeo divulgado pela prefeitura. A obra, que visa recuperar o tamanho original da estrutura localizada na Avenida Almirante Saldanha da Gama, na Ponta da Praia, encaminha-se, agora, para a etapa final. 


Com isso, o espaço voltará a ter os 70 metros de extensão para pesca ou para apreciar o movimento de entrada e saída de navios no porto. O equipamento turístico sofreu danos devido a uma forte ressaca, em 2016.


Um conjunto de 13 vigas foi instalado para ampliação do espaço
Um conjunto de 13 vigas foi instalado para ampliação do espaço   Foto: Divulgação/PMS

A primeira etapa da obra serviu para retirar a parte comprometida e restaurar o equipamento. Essa fase foi concluída no final de 2018, com apenas uma área para pesca denominada tecnicamente de pescoço. 


Nesta segunda fase, o espaço volta a ter recuperado os 70 metros com estrutura pensada para suportar os efeitos das fortes ressacas. Em entrevista ao portal ATribuna.com.br, em fevereiro, o gestor das obras da Nova Ponta da Praia, o arquiteto Glaucus Farinello, explicou a que a nova estrutura foi pensada para suportar os efeitos das ressacas. 


Desta forma, essa nova etapa de intervenções contará com o preparo do reforço de blocos de pedra na área da futura rampa que servirá de apoio para a obra. A prefeitura, que elaborou o projeto executivo, incluiu uma outra rampa para barcos.


Os serviços são totalmente custeados pela iniciativa privada, por meio de uma compensação ao Município exigida por lei e fazem parte do termo de compromisso que envolve as obras da Nova Ponta da Praia. 


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter